Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Wanderley de Souza recebe Prêmio Cátedra de Salud “Miguel Alemán Valdés”
fechar
Compartilhar

 wanderleymexico

 

O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, recebeu nesta quinta-feira (25) o Prêmio Cátedra de Salud "Miguel Alemán Valdés", conferido pela Fundação Miguel Alemán, no México. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências, Wanderley foi agraciado com um diploma, uma medalha e um cheque em valor equivalente de dez mil dólares. A cerimônia contou com a presença membros do corpo de jurados, dirigentes da Fundação e o Embaixador do Brasil no México, Maurício Carvalho Lyrio.

Como parte do prêmio, o pesquisador expos a sua obra científica em uma conferência intitulada "Protozoários Patógenos: su importância como agentes de infección y como modelos biológicos", realizada no Instituto Politécnico Nacional. Ele também se reuniu, nesta sexta feira (26), com os atuais dirigentes do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia-CONACYT, órgão semelhante ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Neste encontro, que contou com a presença de membros da Embaixada do Brasil, foi discutida a evolução da cooperação científica entre os dois países.

Em seguida, Wanderley se reuniu com a equipe de transição do novo governo mexicano que aturará na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja posse será no dia 1º de dezembro. Ele ainda foi o palestrante da conferência "Estado Actual de la Ciencia en Brasil", na Universidade Nacional Autônoma do México, que abordou aspectos históricos da evolução da atividade científica no Brasil, a atual organização do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, a evolução do orçamento brasileiro para a área e os desafios para o futuro. A conferência contou com a presença do Embaixador brasileiro no México e da Dra. Elena Alvarez Buylla, que assumirá em a presidência do CONACYT.

A Cátedra de Salud "Miguel Alemán Valdés" foi criada com o propósito de convidar pesquisadores e clínicos do mais alto prestígio do mundo para compartilhar seus conhecimentos e experiências com a comunidade científica mexicana. Normalmente, cada professor apresenta uma série de três conferências.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.