Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa de projeto para melhorar a segurança nos transportes em Santo André
fechar
Compartilhar

assinatura rastro

Finep, MCTIC e prefeitura de Santo André assinaram o protocolo em 14/9


A Finep, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Prefeitura de Santo André-SP assinaram nesta sexta-feira, 14/9, protocolo de intenções para implementar na cidade paulista o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, projeto conhecido como Rastro – idealizado pelo Governo Federal. A cerimônia aconteceu na sede da prefeitura e contou com as presenças dos diretores Financeiro e de Inovação da Finep, Ronaldo Camargo e Rennys Frota, respectivamente, do ministro Gilberto Kassab (MCTIC) e do prefeito de Santo André, Paulo Serra.

 

(Da esq. para a direita) Presidente da CEITEC, Paulo de Tarso Mendes, diretor da Finep, Ronaldo Camargo, ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, prefeito de Santo André, Paulo Serra, primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, e diretor da Finep, Rennys Aguiar.

(Da esq. para a direita) Presidente da CEITEC, Paulo de Tarso Mendes; diretor da Finep, Ronaldo Camargo; ministro do MCTIC, Gilberto Kassab; prefeito de Santo André,
Paulo Serra; primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra; e diretor da Finep, Rennys Aguiar.


O avanço do uso das tecnologias de identificação por radiofrequência e por Internet das Coisas (IoT) propiciará a cooperação técnica e intercâmbio de informações para o desenvolvimento das ações. “Todo este processo auxiliará em diversas benfeitorias para as cidades. Estamos há mais de um ano estudando todo o andamento junto com a prefeitura e chegamos a este dia marcante, que será o primeiro passo para os outros cinco mil municípios”, afirmou o diretor da Finep Ronaldo Camargo. A Finep estima emprestar cerca de R$ 25 milhões para o início do programa.

 

assinatura santo andre grupo

A cerimônia contou com dezenas de convidados na prefeitura de Santo André

 

O Rastro foi criado pelo Governo Federal para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do País, oferecendo um sistema de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança. “Não requer investimento de recursos, mas a característica mais relevante é a qualidade de gestão. Estamos iniciando este piloto aqui (em Santo André), que tem como foco principal a eficiência. Estamos dando instrumento para que a sociedade nos ajude em toda melhoria da própria cidade”, disse o ministro Gilberto Kassab.

 

assinatura santo andre grupo frente

Na primeira fila, o superintendente da Área de Captação, Crédito e Investimento da Finep, Sérgio Bresser Pereira (primeiro, da direita para a esquerda) e o superintendente da Área de Gestão Financeira da Finep, Ivan Carvalho Moraes (segundo, da esquerda para a direita), entre outras autoridades.

 

Entre os benefícios oferecidos pelo Rastro estão: redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária. Especificamente para o município, que tem tráfego extenso e intenso devido às Rodovias Anchieta e Imigrantes, à proximidade com a Capital e à rota para os litorais Sul e Norte, a notícia foi muito bem recebida. “Esta fase vem ao encontro do que quero reforçar com o conceito de smart city. A tecnologia precisa ser usada para o benefício do cidadão, oferecendo mais segurança para todos”, afirmou o prefeito Paulo Serra, que também vislumbra esta implantação na frota de carros da prefeitura e em caminhões de coleta de lixo. A otimização financeira também foi um dos assuntos salientados por Serra: “Nos ajuda na maximização na arrecadação de IPVA, do ICMS, entre outros. Por meio do monitoramento de carga e transporte, sem aumentar tributos e sim viabilização a excelência em todo trabalho e organização”.

De acordo com o diretor da Finep Rennys Frota, a próxima cidade a receber o Rastro será do estado de Pernambuco.