Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. SBPC celebra seus 70 anos com manifestações em prol da Ciência e da Educação
fechar
Compartilhar

 

sbpc70

 

No dia 8 de julho, data em que se celebram também o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, a SBPC convida pesquisadores e público em geral para participar de uma série de atividades comemorativas e para se juntar às manifestações em defesa da CT&I e da educação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem convocado toda a comunidade científica e amigos da ciência a participarem da Marcha Pela Ciência, em apoio à pesquisa científica. Grande parte do movimento acontecerá no dia 08 de julho, que é o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001), o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008) e o aniversário de 70 anos da fundação da SBPC. Para celebrar a data, a Sociedade realiza, em diversas cidades, uma comemoração aberta a todos com atividades culturais e uma manifestação pública.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte, Fortaleza (CE), Belém (PA), Salvador (BA) e Chapecó (SC) já têm atividades programadas para esta data ou dias próximos.

Fortaleza já realizou a 1ª edição do “Ciência no Parque” neste domingo, 1 de julho, no Parque do Cocó. E na manhã de segunda-feira, 2 de julho, foi a vez de Salvador (BA), que organizou o “Dois de Julho em Defesa da Ciência”, no Largo da Lapinha, às 7h30. O evento marcou os festejos da independência da Bahia e um manifesto em defesa da ciência foi divulgado durante o evento.

Em São Paulo, as atividades são organizadas em com o Instituto Moreira Salles (IMS). O evento começará às 10h, no IMS (Av. Paulista 2424), com apresentação musical “Ciência e Música”, com Maurício Pereira, e uma intervenção comemorativa ao septuagenário da entidade do Núcleo Arte Ciência no Palco, seguida de uma “Marcha Pela Ciência”, que parte às 12h da frente do Instituto e caminha até o cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. A atividade contará com a participação de bonecos de Olinda, representando quatro grandes cientistas: o físico Albert Einstein, o geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber, a psiquiatra Nise da Silveira e o físico José Leite Lopes. A expectativa é que, a exemplo da última edição da manifestação da comunidade científica, o evento reúna cerca de 1500 pessoas na capital paulista.

No Rio de Janeiro, será realizado o “Domingo com Ciência na Quinta”, também no dia 8 de julho. O evento será na frente ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, das 10h às 14h. A entrada no Museu Nacional será gratuita. No local ainda terá uma feira de ciências com experimentos e exposições de muitas áreas, apresentações musicais e atividades de pintura. O evento tem também o objetivo demandar investimentos adequados para ciência e tecnologia no País e no Estado do Rio de Janeiro.

Belo Horizonte realizará atividades no Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), praça da Liberdade, no dia 08, às 10h.

Em Belém, a Secretaria Regional da SBPC no Pará realiza no dia 09 de julho, o Seminário “CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL EM TEMPO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”, que ocorrerá no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA (Universidade Federal do Pará).

Já em Brasília, as atividades serão no dia 12 de julho, no Plenário da Câmara. O deputado Celso Pansera fez o requerimento para a realização da Comissão Geral “Marcha para a Ciência: o presente e o futuro do setor de Ciência e Tecnologia no País”. O evento é aberto e contará com a participação de representantes de entidades científicas e deputados.

Santa Catarina realizará o seminário “70 anos da SBPC: contexto e desafios para a ciência brasileira e catarinense” na manhã do dia 13/07, em Chapecó.

A organização do evento conta com a participação de cientistas, professores, pesquisadores, graduandos e divulgadores científicos.

O intuito, para além da comemoração em si, é chamar a atenção da população para a queda dramática de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Neste momento, no Congresso Nacional e no governo, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019. É o momento exato de mobilizar toda a sociedade para impedir que mais cortes afetem negativamente esses setores estratégicos do desenvolvimento social e econômico do País.