Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Europa vai dar 5 milhões de euros a melhor Sistema de Alerta Rápido de Epidemias
fechar
Compartilhar

 post3606

 

A Comissão Europeia vai conceder um prêmio de 5 milhões de euros para a criação do melhor Sistema de Alerta Rápido de Epidemias. O desafio do EIC Prize for Early Warning Epidemics é desenvolver o protótipo eficiente de um sistema de alerta, com boa relação custo-benefício, capaz de prever o aparecimento de doenças como Zika, Dengue e Febre Amarela, transmitidas por vetores. Podem concorrer à premiação pessoas físicas, instituições e empresas, incluindo organizações internacionais.

No Brasil, os vetores são responsáveis não só pela Dengue, Zika e Febre Amarela, mas também pela Chicungunya, Malária, Doença de Chagas, Leishmaniose, Febre do Oeste do Nilo e encefalites, entre outras doenças.

Fenômenos climáticos e ambientais contribuem para criar as condições necessárias para que esses tipos de doenças se desenvolvam. Para prevê-los, a observação da terra torna-se fundamental. Porém, essa é hoje uma tarefa mais complexa em razão do aumento exponencial da geração de dados a partir de diversas fontes como observatórios espaciais, aéreos, terrestres e humanos. Por isso, o gerenciamento eficaz desse grande volume de informações é elemento essencial para produzir ‘avisos antecipados’ de forma a mitigar epidemias. E o potencial de combinar todos os dados disponíveis ainda não é totalmente aproveitado.

Soluções inovadoras são necessárias para o aproveitamento mais amplo desse sistema. Essas soluções não apenas auxiliariam a melhorar a resposta a surtos das doenças transmitidas por vetores como também fomentariam a criação de um mercado de soluções digitais no domínio dos riscos da saúde ambiental e do clima.

O EIC Prize for Early Warning Epidemics é um dos seis Horizon Prizes promovidos pelo European Innovation Council – EIC e que fazem parte de um projeto piloto no âmbito do Programa Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia.

Mais informações sobre o prêmio podem ser encontradas nesta página e em vídeo.

Finep e Europa

A Finep, juntamente com o CNPq e o Confap, vai assinar, no dia 22 de maio, em Bruxelas, um Arranjo Administrativo com a Comissão Europeia com o objetivo de apoiar projetos inovadores em colaboração Brasil — Europa.
A relação da Finep com a Comissão Europeia, no entanto, é anterior. Ela também está presente no Projeto INCOBRA, consórcio formado por sete instituições brasileiras e sete europeias que visa a identificar gargalos e propor soluções que facilitem a cooperação entre os atores do sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) brasileiros e europeus.

Junto à SPI -Sociedade Portuguesa de Inovação, uma consultoria especializada na execução de projetos e editais da União Europeia focados C,T&I, a Finep atua como líder da coordenação e gerência geral do projeto e diretamente na execução de atividades.

O projeto INCOBRA integra um dos subprogramas do Horizonte 2020, iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo financiar projetos de pesquisa e inovação até 2020.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.