Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. MCTIC e Finep fortalecem cooperação com a Argentina
fechar
Compartilhar

 comitivaargentina


Em visita oficial a Buenos Aires, na quinta-feira (15), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, se reuniu com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, para intensificar a cooperação nas áreas de nanotecnologia, com o Centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia (CBAN). Durante o encontro, também foi discutido o lançamento, em breve, de uma chamada pública da Finep para projetos conjuntos de inovação entre os dois países. Os ministros discutiram ainda a parceria na implantação do Instituto Latino-Americano de Física de Astroparticulas, que também tem a participação do Chile.

Na reunião, Kassab foi acompanhado de comitiva composta pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson Andrade; o presidente da Finep, Marcos Cintra; o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ronald Shellard; e o coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras do MCTIC, Leandro Berti.

A viagem de Kassab retribui visita do ministro Barañao ao Brasil, em agosto deste ano, quando foi anunciada a retomada das atividades do CBAN. Na ocasião, foi assinado acordo entre Brasil e Argentina, por meio da Finep, que fortalece a cooperação científica com o lançamento de chamadas públicas conjuntas e o intercâmbio de pesquisadores e estudantes.

“Mais do que retribuir a gentil visita do ministro Barañao, quero registrar a importância de nossa parceria e intensificar a cooperação nas diferentes áreas de pesquisa e desenvolvimento”, afirmou Kassab.

Outro marco das relações bilaterais é o Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), que já apoiou 150 projetos de pesquisa nos últimos 30 anos. Ao todo, 5.500 pesquisadores já foram capacitados pelo CBAB. Os editais para cursos e projetos de pesquisa são lançados simultaneamente nos dois países.

Acordo Brasil-Argentina

A Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina firmaram, no começo de agosto, um acordo para estabelecer parcerias nas áreas da ciência, tecnologia e inovação pelos próximos cinco anos. O compromisso foi pactuado durante a primeira reunião do Comitê Executivo Brasil-Argentina em Ciência, Tecnologia e Inovação.

O memorando de entendimento estabelece o lançamento de chamadas públicas conjuntas, apoio a projetos de pesquisa, intercâmbio de pesquisadores e estudantes e a organização de seminários para promover a interação entre instituições relevantes, além de intercâmbio de informações.

O documento prevê parcerias em temas de interesse mútuo, com ênfase em energias renováveis, meio ambiente, agroindústria, bioeconomia, saúde, oceanografia, tecnologias da informação, biotecnologia e nanotecnologia, além do apoio a instituições de ciência e tecnologia e a empresas dos dois países.

 

Com informações do MCTIC

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE