Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto apoiado pela Finep exibe curtas produzidos por alunos de escola pública
fechar
Compartilhar

Cinema em movimento site


A Finep, em parceria com a produtora MPC Filmes e o Instituto Cultura em Movimento, apresenta dois curtas metragens produzidos por alunos de escola pública do Rio, no Museu de Artes Moderna do Rio (MAM). A exibição acontece nesta quinta-feira, 9/11, às 9h30, e será apresentada a produção audiovisual dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Epitácio Pessoa, no bairro do Andaraí. No total, 50 foram crianças envolvidas no projeto.

Com os títulos "Epitácio News" e "A Baleia Solitária", os curtas foram produzidos por meio do projeto Cinema em Movimento, criado pela MPC Filmes que tem por característica capacitar alunos de escolas públicas para a produção de curtas metragens. Os que serão exibidos no MAM foram baseados no laboratório de Oceanografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Por ser um projeto apoiado pela Finep, o conteúdo teria que ser voltado para a inovação. O objetivo da iniciativa é despertar o interesse dos jovens pela área e inseri-los neste universo.

A produção foi possível por meio da capacitação dos estudantes, que tiveram aula de linguagem cinematográfica. Ao longo do processo, foram organizados workshops de filmagem, roteirização e edição.

Sinopses

O "Epitácio News" é uma paródia do telejornal "Cidade Alerta" e narra o sucateamento da educação no País com enfoque na situação da Uerj. A crítica é feita pela matéria de destaque do programa: "Preservação dos Golfinhos da Baía de Guanabara" - projeto ligado ao departamento de oceanografia da Uerj.

Já o "A Baleia Solitária" retrata a elaboração do navio de oceanografia da Uerj, que está prestes a ficar pronto. O curta é baseado no questionamento de como será depois que embarcação for lançada ao mar. A história é contata a partir da experiência de dois personagens: o pescador e uma oceanógrafa, que seriam enviados a um possível destino do navio.

Recife

No mesmo dia, será exibida também um sessão especial com dois curtas produzidos por estudantes da Escola de Referência Ensino Médio Porto Digital, no Recife (PE). Os filmes são intitulados "A Inovação" e "Aya".

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE