Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep se aproxima de empresas do Nordeste e apresenta linhas e instrumentos de financiamento
fechar
Compartilhar

forta

Finep Startup, novo programa de telecom e seguro garantia foram explicados em detalhes ao empresariado da região (Na foto, Marcos Cintra, presidente da Finep)

 

As empresas do Nordeste puderam conhecer melhor as linhas e instrumentos de financiamento da Finep no segundo dia do 1° Encontro Finep para Inovação, realizado nesta terça-feira, 4/7, em Fortaleza, no Ceará. “A Finep tem um quadro técnico qualificado, capaz de responder às dúvidas e ouvir as sugestões do empresariado da região”, destacou o presidente da Finep, Marcos Cintra. Ele participou da abertura do evento, ao lado do diretor de Inovação II da Finep, Victor Odorcyk; de Jecson Leo de Souza Araújo, presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS); e de Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Para Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, o estado oferece recursos naturais com grande potencial inovativo. “Temos aqui a peculiaridade de 82% do território ser no semiárido. Há preocupação com a questão da água, mas também há muito vento e muito sol. Por isso, identificamos um grande potencial de exploração da energia renovável, eólica, solar. Aqui, você pode trabalhar inovação intensamente em água e energia”, ressaltou Arruda. 

A Finep aproveitou os painéis de debate do evento para apresentar ao empresariado local seus mais recentes lançamentos: o primeiro edital do Finep Startup e um novo programa no setor de telecom. Juntas, as iniciativas totalizam aproximadamente R$ 700 milhões. A financiadora também explicou seu novo mecanismo de garantia para operações de crédito: o seguro garantia financeira. Para Ronaldo Camargo, diretor Financeiro e Controladoria da Finep, o principal objetivo com a iniciativa é facilitar a vida das empresas que obtêm recursos reembolsáveis. “Esperamos que haja redução de 60% da obrigação de pagamento com o com o seguro garantia em comparação à fiança bancária”, ressaltou Camargo, que presidiu o painel Estratégias e Instrumentos de Apoio à Inovação. Também participaram do debate: Raphael Braga, do Departamento de Investimento em Fundos e Participações da Finep (que falou sobre o Finep Startup); Bruno Mozer, gerente do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Garantias (que falou sobre o seguro garantia); e Rodrigo Fonseca, assessor da diretoria de Inovação I da Finep (que falou sobre o programa de telecom).

Saiba mais sobre os programas.

Também foi realizada mesa redonda com empresas e instituições do Nordeste apoiadas pela Finep. Participaram Rodrigo Assad, sócio-fundador da Ustore, empresa de soluções em armazenamento de dados; Bruno Mondin, vice-presidente da Stefanini Consultoria e Assessoria Em Informática; Jorge Soares, pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC); Marcos Studart, presidente da Integral Agroindustrial. Durante o debate, Francisco Carvalho, secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Ceará, falou sobre o Tecnova-CE, programa de apoio à inovação nas micro e pequenas do estado com recursos de subvenção da Finep e da secretaria de C&T da região. Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap, voltou ao palco para falar sobre o Pappe Ceará, programa com objetivo semelhante ao Tecnova, que conta com recursos da Finep e da Funcap. “Não existira política de inovação no Ceará não fosse a Finep”, resumiu Pequeno.

Houve ainda atendimento individualizado a clientes, com esclarecimento de dúvidas, orientações e encaminhamentos.