Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Laboratório de Alta e Extra Alta Tensão, da UFPA, desenvolve setor energético do Norte
fechar
Compartilhar

 DSC08059 1

Construído com apoio da Finep, o Laboratório de Alta e Extra Alta Tensão da UFPA, com inauguração na sexta (2/6) no Parque Tecnológico do Guamá, no Pará, promete desenvolver o setor energético da Região Norte. A Financiadora investiu mais de R$ 14 milhões na construção do espaço e na aquisição de seus principais equipamentos.

Primeiro da região Norte – e quinto do Brasil - o laboratório será responsável pela manutenção e certificação de equipamentos elétricos na área de geração e transmissão de energia. Isso significa que não vai ser mais necessário transportar peças, como transformadores de 150 toneladas, para a região Sudeste, caso ocorra necessidade de conserto. Essa facilidade confere uma maior autonomia ao funcionamento das hidroelétricas de toda a região Norte, como a de Tucuruí.

O espaço será também importante para a formação regional de técnicos e especialistas na área de alta tensão, já que não só o conserto, mas também a produção de mão-de-obra especializada só era possível nos laboratórios do Sudeste. Além de gerar mais empregos, isso também incentiva a permanência dos profissionais no Norte do país.