Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep anuncia resultado final do edital Centros Nacionais Multiusuários
fechar
Compartilhar

 Laboratorio

 

A Finep acaba de divulgar o resultado final da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 – Centros Nacionais Multiusuários. Foram aprovados 42 centros - sendo 27 na linha de laboratórios consolidados e 15 na linha voltada para laboratórios emergentes - de 238 propostas analisadas na segunda etapa. O valor aprovado foi de aproximadamente R$ 194 milhões de recursos não reembolsáveis provenientes do FNDCT, a ser dividido entre os agraciados.

A chamada foi dividida em duas linhas. A primeira tem como objetivo fomentar e fortalecer os centros já estabelecidos, reforçando a capacidade de atendimento a demandas externas e ampliando os serviços disponíveis. Já a segunda pretende induzir a instalação de novos centros nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Na linha 1, os aprovados se concentraram 9,9% na região Sul, 76,3% na região Sudeste e 13,8% na região Nordeste. Na linha 2, os aprovados são 48,8% do Nordeste, 23,4% do Norte e 27,7% do Centro-Oeste. No total, 32,3% dos centros contemplados com o edital estão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para a avaliação destas propostas, a Finep obteve colaboração de um Comitê Assessor, constituído por 67 pesquisadores.

O edital

Entre os objetivos do edital estão apoiar a utilização dos centros por empresas de base tecnológica, estimulando o processo de inovação; viabilizar o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico nacional; estimular a geração de novas linhas de pesquisa; apoiar soluções tecnológicas para as empresas; proporcionar condições para o crescimento e para a consolidação da pesquisa científica e tecnológica nas regiões onde se localizem; otimizar equipamentos e pessoal qualificado, possibilitando o uso compartilhado do potencial do centro a outras instituições e empresas; e propiciar aquisição, manutenção e operação de equipamentos multiusuários de média e grande complexidade. Esses aparelhos são considerados de alta especialização e necessitam de um coordenador científico. Tendo em vista o grande número de bons projetos que não poderão ser aprovados com recursos do FNDCT, estão sendo feitas articulações com as fundações estaduais de apoio à pesquisa no sentido de que novos centros sejam apoiados.

 

Rio de Janeiro

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.

São Paulo

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi
CEP: 04543-000  - São Paulo - SP

Brasília

SHIS QI 1 - Conjunto B - Bloco D - 1º Subsolo.
Ed. Santos Dumont - Lago Sul
CEP: 71605-190 - Brasília - DF

Fortaleza 

Av. Dom Luis, 807-20º e 21º pavimento
Meireles, CEP 60160-230 - Fortaleza - CE