Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio da Finep, Unesp ampliará processamento de computador
fechar
Compartilhar

 1 20100201 143532

O Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp adicionará 60 teraflops à capacidade de processamento do GridUnesp. Essa atualização vai triplicar a capacidade do cluster de computadores da universidade, que poderá realizar algo em torno de 80 trilhões de cálculos por segundo. O upgrade foi financiado pela Finep, com o valor aproximado de R$ 2,2 milhões.

Para essa atualização, foram adquiridos 56 servidores com 2 processadores Intel cada um, totalizando 1568 núcleos. Atualmente, a capacidade do cluster central do GridUnesp é de 23 teraflops, com 256 servidores e 2048 núcleos. Além do processamento, a capacidade de armazenamento do sistema também será ampliada. As novas máquinas fornecerão 288 terabytes de espaço para armazenamento de dados, enquanto as atuais fornecem 132 terabytes. As novas máquinas, fabricadas pela empresa Huawei, devem entrar em operação até o final do ano.

O GrindUnesp foi inaugurado em 2009 e se tornou o primeiro campus grid implantado na América Latina. Ele é utilizado para o processamento de modelos e de simulações de projetos que envolvam ao menos um pesquisador da Unesp. Hoje, 68 projetos estão em andamento no grid, envolvendo mais de 370 usuários de diversas áreas, entre elas: física, biologia, biofísica e química. Além do cluster central, localizado no campus de São Paulo da Unesp, o GridUnesp possui clusters secundários espalhados pelo interior do estado.