A Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT 01/2016 – Zika, que visa apoiar financeiramente projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico aplicados ao combate do vírus da Zika, registrou uma demanda de cerca de R$ 184 milhões. O valor é mais de seis vezes o destacado para o edital – R$ 30 milhões não reembolsáveis, com recursos do FNDCT. Ao todo, foram submetidas 60 propostas de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
As propostas visam atingir 10 objetivos específicos, dentre os quais o aperfeiçoamento e aprimoramento de tecnologias, investigações de fisiopatologias de infecção, desenvolvimento de vacinas, terapias para afecções neurológicas causadas pelo vírus da Zika até a qualificação de centros de experimentação.
A Chamada Pública prevê apoio para despesas correntes, tais como materiais de consumo, softwares, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos, passagens, diárias e despesas de patenteamento; despesas de capital, tais como equipamento, material permanente e material bibliográfico, pequenas obras, instalações civis e reformas necessárias ao desenvolvimento do projeto de pesquisa; e bolsas.