Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio da Finep, Vemex apresenta handbike
fechar
Compartilhar

byke

 

No dia 23/11, foi apresentado o resultado final de uma ação de solidariedade promovida pela Polícia Militar de São Paulo, em parceria com a Finep e a empresa Vemex: a entrega de uma handbike Bólido SX1 ao soldado Silvestre. O evento foi realizado no Comando de Policiamento do Interior de São José dos Campos (SP) e contou com a participação da Coronel Nikoluk, que apoiou a ação desde seu início.

A bike tem o mesmo princípio de uma bicicleta comum, considerando algumas peculiaridades: três rodas para manter o aparelho estável no chão quando não está em movimento; freio de mão na roda dianteira; e para choque para evitar uma batida entre duas handbikes em uma corrida e causar acidentes. A Finep apoiou o projeto com cerca de R$1 milhão, em recursos não reembolsáveis.

Em fevereiro de 2014, durante uma perseguição policial, o soldado Silvestre sofreu um acidente e acabou ficando paraplégico. Sua condição comoveu a todos da Corporação, e, por iniciativa do Cabo Azevedo e do Capitão Wagner Guimarães, deu-se início a um projeto solidário de arrecadação de fundos entre os policiais. O objetivo era proporcionar ao soldado uma nova perspectiva de vida através do esporte com uma handbike, uma espécie de bicicleta desenvolvida para paraplégicos, tetraplégicos e pessoas com movimento reduzido das pernas. “Todos nós estamos sujeitos a esse tipo de acidente e, como o nosso trabalho é em conjunto, nos motivou a procurar a arrecadação, assim todos se prontificaram em ajudar dentro de suas possibilidades para comprar a handbike. A iniciativa foi motivada pelo lado social e humano, pois todos nós poderíamos estar nessas condições”, declarou o Capitão Wagner.
Iniciado em novembro de 2014, o projeto demorou 24 meses para ficar pronto, tendo sido lançado oficialmente em outubro desse ano. Ainda em fase de melhorias, os testes de campo e a coleta de dados pelo sistema eletrônico serão realizados até maio do ano que vem, e a expectativa é que o produto esteja otimizado a tempo para a disputa das Paraolimpíadas do Rio 2016. A atleta Jady Malavazzi luta para obter a vaga e representar o Brasil na modalidade.

Com a mesma felicidade de uma criança que aprende a andar de bicicleta pela primeira vez, Silvestre fez questão de agradecer a todos os envolvidos pela iniciativa: “Agradeço primeiramente a Deus que salvou a minha vida no acidente, à minha família que sempre me apoiou e a todas as pessoas que me ajudaram na realização da conquista desta handbike”.