Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Celso Pansera assume como ministro e reafirma compromissos firmados pela gestão anterior
fechar
Compartilhar

 Pansera e Aldo Transmissão de cargo MCTI

Pansera recebeu o cargo das mãos de Aldo Rebelo, novo ministro da Defesa (Foto: MCTI)

Celso Pansera recebeu formalmente nesta quinta-feira, 8/10, o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em cerimônia na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF). Em seu discurso, o novo titular do MCTI enfatizou a manutenção da agenda e dos compromissos assumidos pelo seu antecessor, Aldo Rebelo, atual ministro da Defesa.

"Aos pesquisadores, educadores e acadêmicos aqui presentes, reafirmo o meu compromisso de manter e dar continuidade a todas as agendas assumidas pelo meu amigo e antecessor Aldo Rebelo", disse Pansera, durante a transmissão de cargo. 

Na cerimônia de posse dos novos ministros, na última segunda-feira, 5/10, a presidenta Dilma Rousseff incumbiu ao ministro Pansera e ao MCTI a missão de promover a retomada do crescimento nacional por meio de atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação, em busca de maior competitividade e sustentabilidade para a economia brasileira. O titular da Pasta reiterou que caberá a ele e à equipe do Ministério fomentar o diálogo com todos os atores do setor para alcançar os objetivos traçados.

"Nossa agenda se baseia no diálogo com a sociedade, com os parlamentares, com os partidos, com governadores e prefeitos, com movimentos sociais e com quem faz e produz ciência, com quem faz e produz tecnologias no Brasil e para o Brasil. Estimular a ciência básica, a criação de novas tecnologias ou processos, a inovação e sua incorporação nos processos produtivos, formando mais e melhores cientistas, é nosso foco. A efetividade de nossas ações nestas dimensões gerará maior competitividade para nossa economia em relação aos demais países do mundo", afirmou. 

Economia
O atual panorama econômico e político, na visão de Celso Pansera, pode apresentar-se como uma oportunidade para programar ações que tornem a gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação mais eficiente. Os ganhos, segundo ele, trarão benefícios para vários setores. "Por um lado, sinaliza a redução da disponibilidade de recursos no curto prazo; por outro, cria a oportunidade de revisar métodos e processos para continuar apoiando a pesquisa e o desenvolvimento, de forma a aumentar as oportunidades para a melhoria e inovação de produtos, processos e tecnologias que incrementem os setores produtivos da economia, levando ao crescimento e desenvolvimento sustentável do País", disse. 

Próximos passos
Pansera afirmou ainda que vai encaminhar em até 30 dias uma série de propostas voltadas à área de ciência, tecnologia e inovação para serem analisadas pela presidenta Dilma Rousseff. Após a apreciação dela, o novo ministro do MCTI vai anunciar os projetos para toda a comunidade brasileira de CT&I.

Compuseram a mesa ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, e do titular da Defesa, Aldo Rebelo, o ministro da Saúde, Marcelo Castro; o deputado federal Leonardo Picciani; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich; e a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.

(Fonte: MCTI)