Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Freio de segurança homologado pela ABNT tem apoio da Finep
fechar
Compartilhar

 freio

Freio MXF-4000 contou com financiamento da Finep (Foto: Divulgação/Maxiforja)

O primeiro freio de segurança para elevadores da construção civil do tipo cremalheira homologado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) chega ao mercado em janeiro de 2016. A tecnologia, 100% nacional, contou com financiamento de R$ 1,27 milhão da Finep. O novo dispositivo, do tipo centrífugo, possui sistema de acionamento duplo e ativa-se à medida que a velocidade da cabine aumenta.

O freio MXF-4000 foi desenvolvido pela empresa gaúcha Maxiforja para atender ao mercado nacional. Atualmente, grande parte dos freios de segurança comercializados no País vem da China. A expectativa é que o produto brasileiro, com mais da metade de seus componentes internos forjados, tenha um preço competitivo em relação ao produto importado.

Com a instituição da norma ABNT NBR 16200, em abril de 2013, os requisitos para construção e instalação de elevadores de canteiros de obras com cabine guiada verticalmente foram regulamentados. Os elevadores de cabo de aço passaram a ser substituídos gradativamente pelos do tipo cremalheira, mais seguros. Desde então, o uso de freios de segurança no equipamento tornou-se obrigatório.