Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Empresa apoiada pela Finep cria produtos inovadores à base de açaí
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Acaí

Fundamental para as economias de alguns estados, como Pará, Maranhão, Amapá, Acre e Rondônia, o açaí é hoje um dos frutos mais populares do Brasil e apresenta grande demanda também fora da região Norte, com forte mercado principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiás e no Nordeste. Aproveitando a popularidade e os benefícios da fruta roxa mais conhecida do País, a Amazon Dreams, criada em 2002 por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e apoiada pela Finep e pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) por meio do Tecnova, deu início ao projeto “Diversificação da linha de produtos à base de açaí”. A iniciativa consiste no desenvolvimento de compostos ricos em antioxidantes a partir de frutos e folhas da região amazônica, com destaque para o açaí.

Considerado um poderoso antioxidante importante no combate ao envelhecimento precoce, o fruto tipicamente paraense serviu como base para três produtos criados pela empresa: o clarificado de açaí, uma espécie de suco da fruta; o purificado, pó do açaí que desperta interesse do mercado pelo rendimento e rentabilidade; e o óleo do açaí, fabricado sem a utilização de solventes químicos. O diferencial do projeto está no processo simples que isola o princípio ativo das espécies florestais, alcançando um grau de pureza dos antioxidantes de 70%, marca inédita para o Brasil.

A empresa, que já ganhou o Prêmio Finep em 2012 na categoria Pequena Empresa, tem ainda a certificação orgânica das matérias-primas com a obtenção de compostos altamente concentrados. Toda a tecnologia utilizada no processo é exclusiva e resultou em uma linha produzida de forma sustentável. A matéria-prima é fornecida por cooperativas de fruticultores da região, o que também beneficia diversas famílias das localidades onde são feitas as coletas.

Tecnova
O Tecnova é um dos programas de descentralização da Finep voltado para inovação em empresas de menor porte. Nele, agentes financeiros locais trabalham em conjunto com a financiadora, atuando em suas regiões e assumindo o risco das operações. Através do Tecnova, a Finep disponibiliza os chamados recursos a fundo perdido (sem precisar devolvê-los nem vender participação), sobretudo para os negócios iniciantes, já que o foco são empresas com faturamento anual até R$ 3,6 milhões. Com cobertura em 20 estados do País, o Tecnova já lançou 19 editais – apenas o Distrito Federal ainda não o fez. Desses, oito estados já finalizaram a contratação das empresas.

Até o ano passado, 581 projetos de 260 empresas foram contratados, totalizando R$ 101,84 milhões. Os editais do Tecnova começaram a ser lançados em 2012. O ticket médio varia de acordo com o estado, mas gira em torno de R$ 400 mil - incluindo a contrapartida das empresas. No Pará, a Fapespa, por intermédio do governo do estado, é a instituição responsável pelo incentivo. Desde o início de setembro, a fundação realiza uma agenda de visitas junto a instituições parceiras nas empesas apoiadas pelo Tecnova.