Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Arte com Ciência chega a mais 10 escolas de Sergipe a partir de agosto
fechar
Compartilhar

arte com ciencia

 

O Governo do Estado de Sergipe e o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) assinaram no mês passado um contrato para disseminar o projeto de tecnologia social “Arte com Ciência”, apoiado pela Finep. A partir de agosto, mais dez escolas estaduais sergipanas, que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação, receberão o projeto num modelo de escalabilidade: alunos que já se beneficiaram pela iniciativa repassarão seus conhecimentos a outros através de oficinas. Estima-se que mais de três mil estudantes já tiveram contato com a iniciativa.

O projeto é fruto de uma parceria inicial entre o IPTI, a Universidade Federal de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, e contou com o apoio de cerca de R$ 700 mil da Finep. A ação visa construir uma metodologia educacional, associando arte, ciência e tecnologia, para estimular o interesse dos jovens pelas ciências. Segundo o coordenador do projeto pelo IPTI, Saulo Barreto, o “Arte com Ciência” também ajuda a introduzir a cultura digital nas escolas do estado. “Os alunos têm contato inicial com ferramentas de vídeo, aprendem a elaborar roteiros, fazer edição. Depois, podem levar o conhecimento adquirido a estudantes de outros colégios, com a realização de oficinas”, destacou Saulo.

A proposta inclui a produção colaborativa e o compartilhamento, em formato multimídia (vídeo, áudio, animação, texto), dos chamados objetos educacionais: produções criativas que tratam de temas variados do ensino médio. Todo o material é compartilhado numa plataforma online, Guigoh (o nome é uma referência ao macaco Guigó, presente na região), na qual os alunos podem fazer comentários e trocar experiências. Ao todo, mais de 80 objetos educacionais já foram produzidos.

Durante a etapa de construção da tecnologia social, o “Arte com Ciência” foi implantado em quatro escolas estaduais do sul de Sergipe, nas cidades de Santa Luzia do Itanhy, Estância, Indiaroba e Umbaúba. Hoje, além das quatro escolas sergipanas, o projeto está presente em Taguatinga (DF), através de uma parceria com o SESI Nacional, e no Liceu Edouard Herriot, de Lyon, na França (há, inclusive, uma versão em francês da plataforma Guigoh). A partir de agosto, a iniciativa será levada a mais dez escolas de Sergipe e a uma do Distrito Federal.