Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e parceiros locais compartilham experiências e traçam perspectivas para o Inovacred
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marcelo camargo treinamento inovacred

O treinamento aconteceu nos dis 16 e 17/7, na sede da Finep, no Rio (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

Com o objetivo de dar voz aos clientes e aprimorar o programa de descentralização de crédito da Finep, foi realizado, nos dias 16 e 17, o Treinamento Inovacred, na sede da financiadora, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes de 14 dos 16 agentes financeiros credenciados para o programa, que puderam trocar experiências, tirar dúvidas sobre alguns procedimentos do Inovacred e sugerir melhorias. “O feedback dos parceiros locais é muito importante para o sucesso das operações. Eles são os reais agentes do programa”, destacou Marcelo Camargo, gerente do Departamento de Produtos Financeiros Descentralizados da Finep.

Na abertura do treinamento, o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Fernando Ribeiro, também ressaltou a importância dos agentes locais para a expansão da inovação em todo o território nacional. “É impossível a Finep, sozinha, dar conta da realidade empresarial dos 27 estados da federação. Com os parceiros, aumentamos a capilaridade e a eficiência dos investimentos”, afirmou Ribeiro. O Inovacred hoje conta com 16 agentes financeiros credenciados, que operam em 22 estados do País. Uma das metas da Diretoria é cobrir todo o Brasil, expandindo a carteira de parceiros.

Durante os dois dias do encontro, os representantes dos agentes regionais puderam compartilhar informações sobre operações, adquirir conhecimentos sobre boas práticas do programa e traçar, junto com a agência, perspectivas futuras para o Inovacred. “O treinamento foi bastante proveitoso. Além das informações passadas pela própria financiadora, a interação com outras agências facilitará a melhoria de nossos processos”, destacou Eduardo Saggiorato, Superintendente de Negócios e Operações da Desenvolve SP.

O treinamento resultou na elaboração de uma matriz de ações para o programa, dividida em: ações de fácil implantação e elevado impacto; ações de fácil implantação e baixo impacto; e ações de difícil implantação e elevado impacto. Esses três conjuntos de ações serão analisados e encaminhados para a Diretoria. Entre as principais demandas dos agentes, destacam-se: a constituição de um fundo garantidor do programa; melhoria das condições operacionais do FGI (BNDES) para o Inovacred; e a criação de uma taxa de garantia, que pudesse ser incluída no financiamento.

Sobre o Inovacred

O Programa Inovacred oferece financiamento a empresas de receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, ou no aprimoramento dos já existentes, ou ainda em inovação em marketing ou inovação organizacional, visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional. Esse apoio é concedido de forma descentralizada, por meio de agentes financeiros, que atuam em seus respectivos estados ou regiões, assumindo o risco das operações. De junho de 2013 até agora, foram contratados 107 projetos pelo programa, somando R$ 197 milhões.