Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Lucia Guaranys, funcionária da Finep, é homenageada pelo Instituto Gênesis
fechar
Compartilhar

A funcionária da Finep Lucia Radler dos Guaranys, analista do Departamento de Produtos Financeiros Descentralizados (DPDE), receberá uma escultura do Hélio Rodrigues no dia 10 de dezembro, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), por ocasião da Assembleia Anual do Instituto Gênesis. Pertencente à PUC Rio, o Gênesis trabalha com inovação e empreendedorismo por meio de diversas frentes, das quais se destacam a incubadora, a aceleradora, e o Programa de Empreendedorismo que abrange os cursos para a graduação e a pós-graduação.

José Aranha, diretor do Instituto, explica que a homenagem se destina não somente a Lucia, mas também à própria Finep. “O Gênesis foi construído através de pessoas e algumas delas influenciaram muito a sua história. A homenagem é atribuída a Lucia, que foi fundamental para o desenvolvimento de incubadoras e parques tecnológicos, mas também à instituição que ela representa.” Lucia recebeu com alegria a notícia da condecoração. “A homenagem é gratificante porque milito há muito tempo nesse movimento de incubadoras e parques tecnológicos, tanto como pesquisadora, quanto como profissional da Finep. Essa área tem uma cultura de cooperação que eu admiro”, comentou. 

Em junho deste ano, Lucia completou 30 anos de Finep. Hoje alocada no DPDE, ela trabalhou em áreas de treinamento, pesquisa e controle até 2000, quando passou para a análise e acompanhamento de projetos no Projeto Inovar. Além da função na financiadora, Lucia também é professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Graduada em Pedagogia pela PUC-Rio, fez mestrado em Sociologia no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e doutorado em Engenharia de Produção na COPPE, da UFRJ. Nesta etapa de sua vida acadêmica, ela realizou a pesquisa que a aproximaria ainda mais da PUC.

A tese de Lucia, apontada por Aranha como uma das motivações para a homenagem, aborda a transferência de conhecimento da universidade para o setor produtivo. Para compreender essa relação Lucia acompanhou grupos de pesquisa da PUC, universidade que apresentava na época parcerias consolidadas com grandes empresas. Lucia observou a tendência de transformação da PUC-Rio de Universidade de Pesquisa para Universidade Empreendedora. Verificou que dentre os grupos analisados havia um que, além de transmitir os saberes desenvolvidos pela academia, incentivava explicitamente os alunos a gerarem suas próprias empresas.

A vocação empreendedora pode ser bem exemplificada pelo papel do Instituto Gênesis na Universidade e no cenário mundial de empreendedorismo. O Instituto foi recentemente classificado pelo Global Top 25, ranking elaborado pela UBI Indexpremiado, como a 9ª melhor incubadora do mundo, figurando como a única incubadora brasileira a fazer parte dos 25 primeiros selecionados.

Parceria de sucesso

Aranha conta que a Finep mantém uma sólida história de cooperação com a Incubadora do Instituto Gênesis. Através do Edital Prime, por exemplo, a Financiadora estimulou a colaboração entre o Instituto e a então nascente incubadora TecVitória. O aconselhamento permitiu que a TecVitória se desenvolvesse e passasse a orientar outras pequenas incubadoras. Ele destaca ainda o Projeto Inovar - que desde 2001 incentiva incubadoras, parques tecnológicos e pequenas empresas - e o CTPetro como mecanismos de financiamento de projetos bem sucedidos desta parceria.