Seu navegador n�o suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apoia, com R$ 102,8 milhões de crédito, projeto da Cia. Siderúrgica Nacional para utilização de hidrogênio verde na descarbonização da indústria siderúrgica
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
fechar
Compartilhar

 

 

A Finep está investindo R$ 102,8 milhões, em recursos FNDCT de crédito reembolsável, no âmbito do programa Finep Mais Inovação, em um projeto da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional de utilização de hidrogênio verde para descarbonização da indústria siderúrgica.

O hidrogênio verde desempenha um papel transformador na siderurgia, oferecendo uma alternativa sustentável ao uso de combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural, nos processos de produção de aço. Ao ser produzido a partir de fontes renováveis, como energia solar ou eólica, o hidrogênio verde pode ser utilizado na redução do minério de ferro, substituindo o carbono, que é responsável por altas emissões de CO2.

A abordagem não apenas reduz significativamente a pegada de carbono da indústria siderúrgica, mas também contribui para a descarbonização global, alinhando-se às metas de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.

O projeto Geração e Aplicação de Hidrogênio Verde da CSN objetiva promover a adoção acelerada da tecnologia de geração de hidrogênio de baixo carbono ou renovável, especialmente por meio da eletrólise (reação química de oxirredução provocada pela passagem da corrente elétrica através da água) e sua aplicação como substituto ao hidrogênio proveniente de fontes não renováveis, principalmente no contexto da unidade de laminação de aço da CSN no Paraná. A escolha dessa unidade se justifica pelo fato de ser a mais avançada da empresa, com infraestrutura adequada e alto custo de gás natural, mas com energia elétrica competitiva.

Além disso, a plataforma de inovação do grupo lidera discussões técnicas e comerciais para a contratação de projetos de P&D com universidades brasileiras. Um exemplo é o projeto em colaboração com o Senai CIMATEC da Bahia, que visa desenvolver um forno de recozimento contínuo alimentado exclusivamente por hidrogênio verde.