No dia 4 de dezembro de 2024, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebeu o segundo dia do XX Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética e da Integridade na Administração Pública, promovido pela Comissão de Ética da Finep. Com uma programação diversificada, o evento reuniu especialistas e representantes de instituições públicas e privadas para debater temas cruciais referentes ao tema do Seminário: Ética, Respeito e Comunicação.
O primeiro painel, sobre Respeito e Condutas em Ambiente Digital, reuniu profissionais do Serpro e da Transparência Brasil para discutir os desafios éticos e comportamentais em ambientes digitais, e contou com a superintendente da Área de Saúde e Transformação Digital da Finep, Joana Meirelles, no papel de moderadora. As especialistas destacaram a importância da transparência, do diálogo respeitoso e da governança ética no tratamento de dados e na interação em plataformas digitais.
Na sequência, reforçando o compromisso da instituição com práticas inovadoras, foi feita a assinatura do Termo de Adesão da Comissão de Ética da Finep à Rede de Ciências Comportamentais em Governo – CINCONECTE, representada por Carla Arêde, que atua na CINCO - Ciências Comportamentais em Governo, unidade do MGI.
O Seminário também foi palco do lançamento do Novo Acordo e da apresentação da nova marca do Fórum.
O novo acordo revela a mudança de configuração do Fórum. Antes composto apenas por estatais, agora os partícipes podem ser estatais ou empresas que possuam participação acionária majoritária da União, dos estados e dos municípios, entidades que possuem natureza de serviços sociais de interesse coletivo e de utilidade pública, inclusive aquelas integrantes do chamado Sistema S, bem como outros órgãos e entidades da administração pública.
A nova marca foi desenvolvida pela equipe de Comunicação da Finep e está em sintonia com a nova configuração do Fórum.
Leandro Ravache, coordenador do Fórum, Taís Albino Rosa (Serpro), Rafael Sá (Petrobrás) e Valéria Quiroga, na qualidade de Secretária Executiva da Comissão de Ética da Finep e Coordenadora do Grupo de Trabalho do Fórum sobre o tema combate ao assédio, apresentaram produtos desse GT. Os destaques foram o novo capítulo adicionado ao Guia de Boas Práticas, que se dedica ao tema de combate às práticas de discriminação, de assédio moral, organizacional ou sexual, de intimidação sistemática (bullying) ou de qualquer outro tipo de violência no ambiente de trabalho.
Foram entregues materiais, físicos e digitais, que podem ser amplamente usados por empresas que tenham interesse em avançar em atividades preventivas sobre o assunto, bem como o projeto de estudo do uso de gamificação para o tema, em 2025. A transmissão e também a parte franqueada ao público em geral foram encerradas com o painel sobre o tema mediação de conflitos, momento que permitiu compartilhamento da ampla experiência que a equipe do Banco do Brasil tem com o tema. Foram geradas reflexões que destacaram o papel da mediação como uma ferramenta poderosa para promover ambientes mais colaborativos e harmoniosos.
O encerramento do Seminário contou com um workshop sócio-clínico – Respeito, Ética e Conflitos no Trabalho, fechado para representantes das instituições que compõem o Fórum. O workshop foi conduzido por Ana Massa e Matheus Viana, psicólogos com vasta experiência em intervenções sócio-clínicas e integrantes da Rede de Intervenção: indivíduos, organização e sociedade – RIOS. No encerramento, o grupo contou com a presença e intervenção de Vincent de Gaulejac, sociólogo francês que abriu o Seminário com sua palestra magna.
Com a participação de 40 profissionais, em sua maioria atuantes nas comissões de ética setoriais, o workshop produziu um efeito profundamente reflexivo por meio da abordagem sócio-clínica e do uso do dispositivo metodológico de fotolinguagem.
Flávia Rodrigues, da Infraero, participou do evento e declarou: "Saí do workshop, promovido pela Finep ao final do XX Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética, com uma sensação de renovação e com o coração aquecido. A troca de conhecimentos com especialistas e líderes visionários, tão diversos e engajados, somada à abordagem humanizada dos temas, me permitiu ampliar a visão sobre a importância da ética na gestão pública, sob mais uma perspectiva, desta vez, sob a ótica da abordagem sócio-clínica.
As ferramentas e insights adquiridos no evento me trouxeram a certeza de que fomentar o uso da abordagem sócio-clínica nas organizações promoveria avanços grandiosos, haja vista a perspectiva que a abordagem promove, integrando as dimensões sociais e individuais e a pluralidade de cada ente inserido no sistema organizacional. Meu desejo é que avanços no uso da abordagem sócio-clínica fossem realizados, a fim de garantir a promoção de uma cultura organizacional pautada em valores éticos inalienáveis. Voltei pra casa emocionada!"
"Não só a dinâmica, mas a introdução feita, como também o enlace pelo Vincent, sendo a sua emoção a compilação de tanto sentimento ali, disposto ao Universo. Aprendi muito, mas tive também o reconhecimento de que muitos dos passos meus ao longo da minha vida, holisticamente falando, foram pisados na trilha certa. Eu de lá saí com uma outra mala, não visível, cheia de novas ferramentas." comentou Raul Antunes, da Dataprev.
A respeito do Seminário como um todo, Leandro, coordenador do Fórum, declarou que: "O XX SEMINÁRIO DO FÓRUM NACIONAL DE ÉTICA E INTEGRIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, organizado com muito carinho, competência e esmero pela Comissão de Ética da Finep, foi a verdadeira coroação de um ano em que pudemos avançar em agendas do campo da ética de suma importância para toda a sociedade brasileira. Foi a oportunidade de valorizarmos as pessoas como figuras centrais das organizações e, para tanto, debatemos com especialistas a relevância de uma comunicação eficaz e de uma escuta ativa. Por fim, aproveito para expressar, mais uma vez, o meu agradecimento à equipe da Finep e reiterar o convite para que outras entidades da Administração Pública se juntem a nós em 2025, para que o Fórum possa avançar ainda mais, em consonância com os anseios sociais".
A presidente da Comissão de Ética da Finep, Rosilene Matos, ratifica suas palavras registradas na abertura do evento, no sentido de que a realização do seminário, com a qualidade apontada nos feedbacks recebidos, somente se concretizou com o apoio de parceiros incondicionais da Comissão de Ética.
Explicou que foi fundamental contar com a confiança da coordenação do Fórum, com o comprometimento dos colegas, membros da Comissão de Ética da Finep e da equipe da sua Secretária Executiva (que não possuem dedicação exclusiva para essas instâncias) e com o patrocínio declarado da Diretoria Executiva da Finep. Esse patrocínio favoreceu o envolvimento direto de equipes do Gabinete da Presidência, da Diretoria Administrativa e da Diretoria Financeira da empresa.
Encerrou reafirmando que o apoio dos colegas do Banco do Brasil viabilizou a execução do Seminário em um dos espaços mais nobres do Rio de Janeiro, o CCBB. Além disso, os painelistas e moderadores que aceitaram o convite superaram as expectativas, envolvendo, agradando e inspirando os participantes. "Temos muitos motivos para comemorar o sucesso do evento", concluiu Rosilene.
Valéria Quiroga, Secretária Executiva da Comissão de Ética, considera que "o evento não somente avançou em temas necessários, mas comprovou por meio dos mais de 500 participantes ao vivo via Youtube e 200 presencialmente no CCBB, que existe uma demanda urgente sobre os temas que a Finep, com apoio do Fórum, decidiu priorizar no XX Seminário. Também transmitimos o evento nas salas de acesso dos terceirizados, de forma que os colaboradores sem acesso ao computador pudessem ter contato com os conteúdos que estavam sendo veiculados no Seminário. Em 2025 a intenção é reforçar a abordagem de assuntos como comunicação não violenta, mediação e prevenção e combate à violência no trabalho e impacto na saúde, por meio de ações de capacitação e sensibilização para todo o corpo funcional".
Com essa edição do Fórum, a Finep reafirma seu compromisso institucional com a promoção de uma gestão pública ética, eficiente e inovadora e baseada em um ambiente respeitoso.