Faleceu na sexta-feira, dia 29/11, Lourival do Carmo Mônaco, que foi presidente da Finep no período entre 1991 e 1999.
Mônaco era engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP, com doutorado na Universidade da Califórnia, em Davis, e se tornou um dos nomes mais importantes da agricultura de frutas cítricas no Brasil.
Presidente do Fundecitrus, associação mantida por citricultores e indústrias de suco do Estado de São Paulo, por 16 anos, entre 2008 e 2024, foi secretário-adjunto de Agricultura do Estado de São Paulo e presidente da Câmara Setorial de Citricultura, em Brasília.
Partiu aos 90 anos deixando esposa e quatro filhos.
A Finep é grata por sua contribuição para a sua história. Na década em que Mônaco presidiu a Finep, foi criado o primeiro Fundo Setorial, o CT-Petro, no âmbito do FNDCT – Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O modelo dos Fundos Setoriais promove a articulação institucional da Finep e da área de ciência e tecnologia com outras áreas de governo – ministérios, instituições e agências a eles relacionadas – e com os segmentos acadêmico e empresarial em torno do setor/área/tema que, em geral, dá nome ao fundo.
Em 1991, no início de sua gestão, a Finep cria, também, o Programa de Apoio à Gestão da Qualidade, AGQ, que financia a implantação de sistemas de gestão de qualidade em empresas brasileiras.