Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apoia estudo pioneiro no mundo sobre mutações no gene mTOR causadoras de doenças como epilepsia

gene

Foto: Giordano Toldo

A Finep vai apoiar estudo pioneiro no Brasil e no mundo sobre mutações no gene mTOR, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças do cérebro como epilepsia, cânceres, e outras que acarretam o atraso do neurodesenvolvimento. Também potencialmente aplicável ao autismo.

O presidente da Finep, Celso Pansera, e o reitor da PUC-RS, Evilásio Teixeira, assinaram nesta quinta-feira, 24/10, na reitoria da Universidade, convênio no valor de R$ 46,6 milhões, de recursos não-reembolsáveis do FNDCT, para apoio ao projeto intitulado Plataforma Alvo-Específica para Edição Gênica em Neurônios com mutação no Gene mTOR de portadores de Epilepsia e Deficiência no Neurodesenvolvimento.  O projeto tem como executora a União Brasileira de Educação e Assistência-PUC-RS.

O estudo será coordenado pelo médico neurologista, professor da PUC-RS e diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa da Costa.

A pesquisa tem como base o gene mTOR, cuja via de sinalização (processos bioquímicos que permitem que as células respondam a estímulos externos, como hormônios e neurotransmissores), regula o crescimento celular, a síntese de proteínas e outras funções, como metabolismo, sobrevivência, envelhecimento e memória.

O objetivo é compreender como e por que a mutação do mTOR ocorre, para num futuro próximo encontrar tratamentos visando a prevenção ou mesmo a reversão dessa intercorrência.

Serão cerca de 35 pesquisadores utilizando a plataforma composta por diversos laboratórios e equipamentos específicos para, a partir da coleta de amostras de sangue ou pele de pacientes portadores da mutação, chegar a uma célula tronco e, após um processo de indução, a neurônios e ao genoma modificado.

A meta da equipe de pesquisadores é, ao encontrar o tratamento, torná-lo acessível à população pelo SUS – Sistema Unificado de Saúde.

O projeto Plataforma Alvo-Específica para Edição Gênica em Neurônios com Mutação no Gene mTOR de Portadores de Epilepsia e Deficiência no Neurodesenvolvimento foi aprovado no âmbito na Linha 2 do Edital Finep Mais Inovação Brasil Saúde – ICTs, uma parceria da Finep com MDIC, MS, BNDES e Anvisa.

O objetivo da chamada foi o de apoiar pesquisa, desenvolvimento e inovação em projetos que envolvam risco tecnológico e que contribuam para ampliar o acesso da população à saúde.

A linha 2 é dedicada a Terapias Avançadas: desenvolvimento de plataformas tecnológicas que gerem produtos estratégicos para o SUS.