A Finep está apoiando, com recursos FNDCT de Subvenção Econômica da ordem de R$ 2.5 milhões, o desenvolvimento do protótipo do primeiro caminhão autônomo do Brasil e da América Latina, a operar sem cabine e sem qualquer intervenção humana.
O protótipo será desenvolvido pela Lume Robotics — startup capixaba, fundada em 2019 por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, — em associação com a fábrica de celulose Suzano. O projeto foi selecionado no âmbito da Chamada Pública MCTI/Finep Subvenção Econômica à Inovação Empresas Startups em Tecnologias Habilitadoras, de 2022.
O Caminhão Elétrico Autônomo sem Cabine é uma solução de grande potencial disruptivo que, além de eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, maximiza a eficiência operacional e reduz custos e emissões.
Aplicando conceitos da Indústria 4.0, como IA, robótica e mobilidade elétrica, o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma será integrado a software e hardware avançados, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana. A tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, fornecer localização precisa em tempo real e navegar autonomamente. O sistema desvia o veículo de obstáculos fixos ou móveis, além de responder, de forma dinâmica, ao ambiente de trânsito.
Nos testes reais, a serem executados nos terminais portuários da Suzano, o caminhão terá que carregar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo cerca de quatro quilômetros por ciclo. A expectativa é realizar em torno de 50 viagens por dia, em operação contínua e ininterrupta.
A Lume Robotics é especializada em tecnologias avançadas, Deep Learning, IA e visão computacional e robótica autônoma. Passou pelo processo de aceleração do Programa Centelha 1, da Finep, em 2019, o que propiciou o amadurecimento e crescimento da startup trazendo, além de recursos financeiros, uma grande rede de contatos, consolidação da empresa e também sua estruturação.