Foto: Heitor Matheus
O presidente da Finep, Celso Pansera, e outros representantes da companhia visitaram a Embrapa Instrumentação na quinta-feira (17). Ele interagiu com pesquisadores e esteve no Laboratório Nacional de Agro-Fotônica (Lanaf) e no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), onde conheceu a infraestrutura e as tecnologias desenvolvidas nos laboratórios multiusuários.
Pansera também se encontrou com representantes das startups parceiras da Unidade: FIT - Fine Instrument Technology; Agrorobótica;Brasil Agritest (que acabou de receber o primeiro aporte financeiro em uma agtech da VLI, uma das maiores empresas da área de logística do País); Bionano; Tecnicer; Nanochemtech e Hyco (estas duas já receberam aporte da Finep).
24 projetos em 24 anos
“Foi uma interação extremamente positiva, pois ele conheceu startups que têm absorvido ex-alunos de mestrado, doutorado e pós-doc, gerado empregos, exportado tecnologia desenvolvida em modelos de inovação aberta e também atendido a diferentes cadeias produtivas e segmentos agroindustriais, trabalho que agora foi reforçado com o credenciamento da Unidade EMBRAPII ITECH-Agro”, comenta o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, José Manoel Marconcini.
“A Finep, desde 1999, nos apoiou em 24 projetos – incluindo o Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC) – que resultaram num aporte superior a R$ 17 milhões, e permitiu estruturar nosso parque de laboratórios, principalmente o LNNA e o Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), além de projetos, redes de pesquisa e eventos”, acrescenta Marconcini.
Fomento às startups
A agenda em São Carlos incluiu ainda visitas à Universidade Federal (UFSCar), ao campus 1 da USP, à empresa de drones XMobots e ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), onde falou sobre o papel da Finep na retomada do fomento à inovação para industriais e também para um conjunto de representantes de startups - São Carlos tem uma startup para cada 1093 habitantes, enquanto no Brasil existe uma para cada 33 mil habitantes.
Ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Finep é a principal empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos. Pansera foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem extensa atuação no setor e uma série de ações que visam aproximar a universidade do setor privado.
“A ciência aplicada necessita de estrutura eficiente, laboratórios, recursos financeiros disponíveis, pois assim é gerado o ecossistema de inovação e, consequentemente, novos empregos e renda, como comprova tudo o que vimos na visita à Embrapa Instrumentação”, declarou Pansera.