Celso Pansera, presidente da Finep (foto: Wesley Sousa/MCTI)
A Finep acaba de assinar o primeiro contrato de crédito direto com a empresa AGROCP Indústria e Comércio de Fertilizantes Ltda, após a redução da taxa de juros cobrada nos empréstimos a empresas para projetos de inovação. O projeto, que se alinha à Política Nacional de Fertilizantes, tem por objetivo implementar novo processo para obtenção de fertilizante organomineral líquido para uso por fertirrigação. O valor total do projeto é de R$24 milhões, com taxa TR+3,3% (cerca de 5% ao ano), 3 anos de carência e 10 anos para pagar. Se fosse ainda pela TJLP, seria cerca de 7% ao ano.
O projeto ainda prevê Pesquisa e Desenvolvimento contínuo para o desenvolvimento e melhoria de produtos através da construção de um novo laboratório de P&D na unidade de Santana da Vargem (MG).
Em abril, houve a alteração da taxa de remuneração dos empréstimos do FNDCT à Finep, passando de TJLP para TR. Com as mudanças trazidas pela PLV 01/2023, decorrente da MP 1.139/2022, as taxas de juros da Finep para projetos de inovação passam, em média, de 6,94% a.a. para 4,49% a.a., representando uma queda de cerca de 35%.
"Graças a legislação sancionada recentemente pelo presidente Lula e com a recomposição do FNDCT, abre-se um novo caminho para a inovação no país", afirma Celso Pansera, presidente da Finep.