William Respondovesk (de pé), da Finep, na reunião na Opto
Com presença do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Coronel Carlos Moura, foi realizada a primeira reunião do projeto de Subvenção Econômica da Opto S&D, apoiado pela Finep, nas instalações da empresa em São Carlos (SP), em 28/8.
Esse projeto se insere no processo de Transferência de Tecnologia do SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas). A parceria Finep/AEB, na cooperação internacional com a empresa francesa Thales Alenia Space, visa capacitar a empresa brasileira para o projeto "Transferência de Tecnologia para Capacitação da Opto no Desenvolvimento e Fabricação de Cargas Úteis Ópticas para Observação da Terra". O montante aprovado neste projeto é R$ 29.346.500,00.
A Opto S&D é uma referência em tecnologia de ponta na área espacial, tendo já entregue com sucesso câmeras para aplicação em satélites, como a MUX para o CBERS (China Brasil Earth Resources Satellitte), além de ter conduzido com sucesso vários projetos de subvenção econômica e ter sido agraciada com o Prêmio Finep.
Resultado de seleção pública lançada em 2018, o projeto conclui a ação de transferência de tecnologia no âmbito do SGDC, iniciada com edital em 2015 que apoiou cinco projetos, todos em fase final de execução. "A ação demonstra a capacidade da Finep em operar a subvenção como um instrumento orientado à demanda, tecendo parcerias para usar recursos e apoiar outros entes públicos em setores estratégicos", afirma William Respondovesk, gerente do Departamento Operacional da Finep em São Paulo.
Na reunião, estiveram presentes membros da AEB, representantes da Opto S&D e especialistas franceses da Thales Alenia Space. Pela Finep, participaram o gerente William Respondovesk, e o analista José Henrique Pereira.
O presidente da AEB expressou seu agradecimento ao presidente da Finep, General Waldemar Barroso, "pela exitosa integração entre as agências no contínuo esforço conjunto para executar os projetos prioritários do MCTIC".