Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Seminário em Brasília discute avaliação das políticas de CT&I
fechar
Compartilhar

 

Seminário políticas cti
 
 
 
O I Seminário de Avaliação de Políticas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) começou nesta quarta-feira (12), em Brasília (DF), com uma série de debates sobre pesquisas e metodologias de avaliação do setor. O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a Finep.
 Durante a abertura, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias, destacou que a iniciativa veio em um momento oportuno. “Todos nós sabemos a importância da área de CT&I, mas precisamos mostrar para a sociedade, com transparência, os resultados que estamos entregando em tempos de escassez de recursos”.
Na ocasião, o presidente do CNPq, Mário Neto Borges, falou sobre o crescimento da produção científica ao longo dos últimos anos e a importância da avaliação do impacto das políticas de CT&I. “Trata-se de um avanço importante para o Brasil. O tripé das agências federais de fomento – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), CNPq e Finep – precisa dizer à sociedade e ao governo que o setor é um pilar de desenvolvimento sustentável do País”.
Já Marcio de Miranda, presidente do CGEE, lembrou que o seminário é mais um exemplo da integração dos esforços entre as instituições. “Estamos criando condições para a avaliação de projetos e programas nacionais. Esta experiência faz parte de um esforço sistemático”. Também participaram da mesa de abertura o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Álvaro Prata, o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo de Santana, e o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho.
O I Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I termina nesta quinta-feira (13). O objetivo do debate é institucionalizar um espaço para discussões regulares sobre o assunto, além de difundir boas práticas que subsidiem tomadas de decisões e adoção de medidas para aprimorar os instrumentos de apoio à CT&I no Brasil.
Além de conhecer iniciativas de avaliação que estão em andamento no Brasil, os participantes também discutirão como utilizar as bases de informação existentes – Lattes e Sucupira, por exemplo – para avaliar os impactos de políticas e programas implementados na área.