Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep aumenta limites de crédito para bancos regionais
fechar
Compartilhar

 assinatura mou site

Instituições financeiras de desenvolvimento terão acesso a uma linha de 1 bilhão voltada à inovação para micro, pequenas e médias empresas. Na foto: Ronaldo Camargo, presidente substituto da Finep, Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, e Marco Antônio de Araújo, secretário executivo da ABDE (Foto: Divulgação/MCTIC)

 

Nesta quarta-feira, 4/7, a Finep, Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa, a Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento (ABDE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciaram o aumento dos limites de crédito condições mais flexíveis para os bancos regionais de desenvolvimento, parceiros estratégicos da Finep no financiamento dirigido à inovação nas micro, pequenas e médias empresas. Em cerimônia realizada no MCTIC, em Brasília, foi assinado um Memorando de Entendimento entre as três entidades, com presença do ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, do presidente substituto da Finep, Ronaldo Camargo, e do secretário executivo da ABDE, Marco Antônio de Araújo, além de representantes dos bancos.

“É um pilar adicional importante para a inovação no país, através de uma entidade e instituições que têm credibilidade e poderão, com esse apoio, dar celeridade às ações que vêm desenvolvendo”, afirmou o ministro Gilberto Kassab.

A nova estratégia elevará o volume de recursos destinados às 19 instituições financeiras regionais parceiras da Finep em R$ 1,2 bilhão. Tal valor equivale a praticamente todo o valor já liberado pelo programa desde sua criação em 2013, e estará disponível ainda esse ano, tanto na forma de novas operações descentralizadas quanto em emissão de cartas de fianças para bancos de desenvolvimento e agências de fomento.

Segundo Ronaldo Camargo, o relacionamento da Finep com bancos regionais teve início em 2013 e até o ano de 2016 abrangia apenas 8 instituições, com atuação em 12 estados do país. “Em função de uma nova estratégia, conseguimos identificar as necessidades dessas instituições e hoje temos todos os estados e o Distrito Federal representados por 20 bancos de desenvolvimento e agências de fomento na interlocução com a Finep”, afirmou.

Entre as novidades previstas no instrumento estão novos critérios para controle dos limites, revisão semestral do crédito a partir das publicações de demonstrativos financeiros das instituições e divulgação periódica do limite individual de cada banco. Com o novo instrumento a Finep procura oferecer seus parceiros condições mais condizentes com as práticas de mercado e também aumentar o grau de governança e transparência em suas operações.

As mudanças têm como objetivo fortalecer e ampliar a abrangência do Programa Inovacred, linha de financiamento da Finep voltada para o segmento, e o relacionamento com as entidades financeiras. O Inovacred é atualmente a mais competitiva linha de financiamento para as micro, pequenas e média empresas em função das condições financeiras e dos prazos oferecidos. O programa opera através dos bancos de desenvolvimento e agências de fomento e já contratou 446 projetos em um total de R$ 853 milhões. Com isso, é a principal plataforma de crédito para inovação voltada ao setor.

 

Com informações do MCTIC