Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep debate intercâmbio tecnológico com países árabes
fechar
Compartilhar

 foto evento cintra 1Foto: Divulgação ANBA (Sérgio Tomisaki)


O presidente da Finep, Marcos Cintra, participou nesta segunda-feira, 2/4, do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, realizado em São Paulo pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). Cintra foi um dos palestrantes do painel Inovação e Tecnologia e sinalizou que a financiadora vê com bons olhos futuras parcerias com países árabes – hoje, não há nenhum acordo nesse sentido. "Há um desejo intenso do governo brasileiro em formar laços com agências tecnológicas, científicas e de inovação", afirmou.

De acordo com o presidente da Finep, o intercâmbio científico e de conhecimento entre brasileiros e árabes pode ajudar ambos os lados a darem saltos em desenvolvimento em tecnologia e até no âmbito econômico, eliminando etapas na aproximação às nações mais desenvolvidas.

Entre outros pontos, os palestrantes discutiram maneiras promover a cooperação bilateral na área. Um dos caminhos apontados foi o mercado de startups. Como atratividade aos pesquisadores e donos de startups árabes, os brasileiros oferecem um amplo negócio doméstico. Do lado contrário, os Emirados Árabes Unidos, especificamente, têm um ambiente favorável ao desenvolvimento de startups. Dubai, por exemplo, é apontada como uma das capitais mundiais de startups, pois oferece tributação baixa e qualidade de vida.

Além de Marcos Cintra, o painel foi composto por: Eduardo Mário Dias, professor da USP; Otávio Dutra, CEO da empresa PartYou; Eduardo Peixoto, Diretor do Instituto CESAR – moderador (Brasil) e Sami Eltamawy, chefe de Operações e Tecnologia da empresa Insydo e BrandRippl; Michael Gamal, diretor de Cooperações Internacionais do Ministério de Comércio e Industria do Egito; Moudar Khouja, Secretário Geral da Câmara Árabe Austriaca – moderador (países árabes).

Sobre o evento
Organizado pela CCAB, junto com a União das Câmaras Árabes e com apoio da Liga dos Estados Árabes, o Fórum aborda o tema Construindo o Futuro. A expectativa é receber aproximadamente 400 pessoas, entre embaixadores, diplomatas e autoridades nacionais e internacionais, além de respeitados executivos e empreendedores brasileiros e estrangeiros.

Com informações Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA)