Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep fecha convênio com a Academia Nacional de Medicina para criação de Centro de Memória Médica
fechar
Compartilhar

Centro de memória médica

 

A Finep aprovou, na última quinta-feira, 25 de maio, apoio à Academia Nacional de Medicina (ANM) para desenvolver o projeto “Centro da Memória Médica”, no valor de um milhão de reais. Este aporte será utilizado para a criação do centro de memórias da instituição, que abrigará os acervos do museu, da biblioteca e do arquivo da Academia Nacional de Medicina. Neles, estão presentes cerca de 11 mil livros, além de periódicos, teses e obras de arte. São obras que interessam não só aos que estudam e trabalham na área da saúde mas que também agradam a um público mais diverso.

 

Para minimizar danos aos acervos inerentes às características do espaço disponível, o projeto de adequação considerou, também, algumas questões preliminares formuladas pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH/COC), de acordo com Memorial Justificativo e orientação para contratação de projeto fornecidos pelo Departamento de Patrimônio Histórico Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

 

A criação do espaço tem como objetivo principal disponibilizar literatura da área para a mobilização da classe médica e da sociedade em geral, além da expansão e inclusão do Centro da Memória Médica no Corredor Cultural da Praça XV, complexo de prédios antigos que são patrimônio cultural no centro do Rio de Janeiro, promovendo a integração do Museu com outros espaços culturais nas áreas próximas. Espera-se, a partir disso, ampliar o entendimento da população sobre a associação entre o desenvolvimento da medicina e a melhora do bem-estar da população em geral.

 

Estiveram presentes, além dos acadêmicos, o diretor Wanderley de Souza, que representou o presidente da Finep na assinatura do projeto-mãe do convênio.  A inauguração do Centro de Memórias está prevista para o segundo semestre de 2019.