Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Secretário-executivo do MCTIC e presidente da Finep visitam projetos da COPPE
fechar
Compartilhar


coppeDa esquerda para a direita: Edson Watanabe (COPPE), Marcos Cintra (Finep), Elton Zacarias MCTIC), Aquilino Senra (COPPE), Luiz Pinguelli Rosa (COPPE), Jailson Bittencourt de Andrade (MCTIC), Richard Stephan (parcialmente encoberto - COPPE) e Fernando Peregrino (COPPE). (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)



Na quarta-feira, 25/1, o presidente da Finep, Marcos Cintra, e o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), Elton Zacarias, foram recebidos em visita à COPPE-UFRJ, no Rio. O diretor da COPPE, Edson Watanabe, acompanhou Zacarias e Cintra por diversos projetos desenvolvidos pela instituição, dentre eles o ônibus movido a hidrogênio e o LabOceano – que têm financiamento da Finep - o Maglev, trem de levitação magnética e o Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC). O diretor da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC (SEPED), Jailson Bittencourt de Andrade, também esteve presente, assim como vários pesquisadores e dirigentes.

"Estou bem impressionado com o que vi. A COPPE é um centro tecnológico de ponta no País e é essencial conhecê-la. Há alguns pleitos de apoio junto ao MCTIC e à Finep e consideramos importante o convite do professor Watanabe", afirmou Zacarias, que representou o ministro Gilberto Kassab na visita.

Segundo o presidente da Finep, "foi muito positivo e oportuno visitar a COPPE, lugar que faz jus ao renome, um patrimônio nacional". Cintra disse que foi impressionante ver de perto alguns dos projetos que a Finep e o MCTIC têm apoiado na instituição. "O convite é também uma ótima oportunidade para aprofundarmos esse relacionamento daqui para frente", afirmou.

No LabOceano, o diretor da SEPED resgatou uma memória: "vir à COPPE sempre me traz recordações muito boas, além de ter experiências novas. Em 1999, na primeira reunião do CT-Petro, uma das primeiras decisões da comissão foi exatamente aprovar o apoio a esse tanque oceânico. Eu era representante da comunidade científica na época, e é muito bom ver o resultado tão positivo daquela decisão", finalizou.

A visita foi fruto de um convite da COPPE ao ministério para apresentar os projetos de perto e discutir demandas atuais para manter seu funcionamento em tempo de restrição de recursos. De acordo com o diretor Watanabe, "temos questões importantes a resolver, especialmente quanto à manutenção das equipes nos laboratórios maiores".