Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. No radar do petróleo: menos riscos e custos no processo de prospecção
fechar
Compartilhar

Petróleo

 

Nascida na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, a Oil Finder veio para revolucionar o mercado de exploração de petróleo. A empresa é responsável pela criação de um método computacional que identifica a posição de manchas de óleo no mar via satélite e simula o trajeto inverso de exsudação natural, detectando sua origem no assoalho oceânico. A modelagem inversa, como foi denominada essa técnica, possibilita a redução de custos e o aumento da taxa de sucesso exploratório. Como independe de medições in loco, a técnica pode ser aplicada em qualquer região offshore do mundo, de águas rasas a profundas.

Também é possível usar a mesma tecnologia para, após identificar óleo originado de algum vazamento na superfície, fazer o prognóstico de deslocamento da mancha, com uma previsão das áreas que serão atingidas nas horas seguintes. Assim, consegue-se minimizar acidentes ambientais.

A modelagem inversa foi desenvolvida por Manlio Mano, doutor em oceanografia pela Coppe e sócio-diretor da Oil Finder, entre 2005 e 2010. Até aqui, a ferramenta já foi usada por empresas nacionais e multinacionais do setor. Em 2014, estudo comprobatório realizado na Bacia de Santos foi apresentado na Rio Oil & Gas e revelou que, com a tecnologia da Oil Finder, a capacidade de encontrar evidências da presença de óleo ou gás na região foi de 61,5%, contra 27,7% dos métodos tradicionais, além de mais barato.

O projeto teve aporte de R$ 122 mil da Finep, através do Tecnova, programa de descentralização da agência e deu insumos necessários para o desenvolvimento do produto para fora do Brasil. Leia a matéria completa na Revista Finep

 

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.