Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Novos ônibus movidos a hidrogênio entram em circulação em São Paulo
fechar
Compartilhar

onibushidro

Foto: EMTU/SP

Passageiros que utilizam transporte público entre as regiões de Santo André e Diadema, em São Paulo, têm contribuído diretamente para a redução da emissão de gases no meio ambiente.  Entraram em circulação no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD) dois novos ônibus movidos a hidrogênio.

Os ônibus, desenvolvidos com tecnologia brasileira, são resultado de um projeto financiado pela Finep e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), numa parceria com o PNUD, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.

Em junho de 2015, três ônibus foram entregues ao Estado de São Paulo e ativados para teste. No começo do mês, dois deles foram integrados à frota dos ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP. Os trabalhos começaram na Linha 287P Piraporinha a Santo André, em trajeto bastante demandado por usuários.

A tecnologia utilizada de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes. No lugar de dióxido de carbono e outras emissões dos carros comuns, somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus.

Os dois veículos reforçam a preocupação com a natureza. Eles são decorados com pássaros representativos da fauna brasileira e recebem nomes de aves. Um deles é o Ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste, e outro o Sabiá Laranjeira, considerada por Decreto Presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.