Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep encerra sua participação na SBPC
fechar
Compartilhar

reitor1

Luis Fernandes com o reitor da UFSCAR, Targino de Araújo Filho  foto: João Luiz Ribeiro/Finep

 

O presidente da Finep, Luis Fernandes, encerrou sua participação no 67ª Reunião da SBPC na terça-feira (14/07) em uma audiência com o Dr. Targino de Araújo Filho, reitor da UFSCAR – Universidade sede do evento - , seguida de uma mesa-redonda sobre as Políticas de Incentivo à Inovação Tecnológica nas Instituições de Ciência e Tecnologia.

Na mesa composta por autoridades de renomadas instituições de ensino e apoio à pesquisa e inovação, como UFRJ, CAPS, CNPq e Fapesp, Fernandes defendeu o modelo de subvenção econômica e apontou o resgate do FNDCT como um dos grandes desafios atuais:  “Dois dos nossos maiores desafios à inovação nas instituições hoje são: a recomposição e resgate do FNDCT como principal fonte de apoio à pesquisa e inovação e a expansão da subvenção econômica como instrumento de promoção da inovação”, disse.

O presidente também apontou outras questões que precisam ser superadas para que o Brasil atinja sua emancipação tecnológica, como a aproximação entre as instituições e as empresas e o foco em toda a cadeia do conhecimento: “Não podemos ficar focados em apenas uma ponta da cadeia. Nós temos que ter fomento para todo o processo da geração de conhecimento”.

A 67ª reunião a SBPC acontecerá até o dia 18/07, com palestras, sessões de mesa-redonda e atividades culturais. O estande da Finep na feira ExpoT&C continuará aberto até o dia do encerramento com a sessões de cinema que celebram a luz e sua contribuição para o conhecimento humano.