Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Edital pioneiro Finep/MCTI Pró-Amazônia aprova 26 projetos de incremento à infraestrutura para região
fechar
Compartilhar

 amazonia legal

Foi publicado nesta terça, 26/11, no site da Finep, o resultado da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal Infraestrutura para Amazônia Legal 2024 — Pró-Amazônia.

O edital é uma ação pioneira da Finep para a região amazônica, através da modalidade não-reembolsável, com o objetivo de interiorizar a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica na Amazônia Legal.

Foram aprovados 26 projetos, somando R$ 103 milhões de recursos FNDCT não-reembolsáveis, quase a totalidade do previsto para o edital, R$ 110 milhões.

A chamada busca criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia, pela expansão da infraestrutura de pesquisa local a um patamar de qualidade internacionalmente reconhecida.

São esses os temas do edital:

Biotecnologia e Valorização da Biodiversidade

Gestão de Recursos Hídricos

Saúde Pública

Agricultura Sustentável e Agroecologia

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e conectividade

Acervos e Coleções

Energias Renováveis

Desenvolvimento Urbano Sustentável

O Pró-Amazônia é um dos 10 programas estratégicos aprovados pelo Conselho Diretor do FNDCT para 2024. Tem como objetivo principal apoiar ou criar centros avançados de pesquisa, com colaboração entre instituições que atuem na ampliação do conhecimento científico da região da Amazônia Legal, no aumento de recursos humanos capacitados, na melhoria da infraestrutura de ciência e tecnologia instalada e na diminuição das assimetrias regionais.