Pensando na conciliação entre o desenvolvimento urbano e o avanço industrial, a Attend Ambiental oferece soluções no tratamento de efluentes industriais, em projetos públicos e privados, preservando o meio ambiente e a saúde da população. O projeto é fruto de parcerias com renomadas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), como Instituto Senai de Química Verde e Fundação Liberato. Também é parceira da Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento do mundo.
A empresa se destaca pelo emprego de tecnologias avançadas no tratamento químico de resíduos, principalmente com desenvolvimento do uso do grafeno, insumo do qual é pioneira. Além disso, possui um sistema de gestão exclusivo, que garante a transparência e a rastreabilidade de todo o processo.
No Brasil, somente 51,20% do volume gerado são tratados, conforme apontam dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional. A Attend Ambiental opera com foco na proteção do meio ambiente, no reaproveitamento dos recursos hídricos e na preservação dos recursos naturais, tendo como alvo gerar um ciclo de sustentabilidade. Essa relação oferece aos clientes o cumprimento da legislação ambiental previsto no CONAMA, e inclui a emissão dos certificados que atestam o tratamento correto de seus efluentes.
Participante do edital da Finep “Materiais Avançados e Minerais”, a Attend em consórcio com a Startup Marina Tecnologia, desenvolveu o Sanear 4.0, projeto que proporciona inovação na modalidade de tratamento químico. Ele busca desenvolver um novo processo de pré-tratamento, que tornará possível, técnico e economicamente, a tratabilidade da classe de efluentes nocivos EACs (elevadíssimos níveis de ácidos e orgânicos voláteis), habilitando-os de forma inédita para destinação à rede de esgoto em substituição à incineração. Essa tecnologia tem diferencial inovador de nova aplicação para o grafeno, gerando um aditivo de formulações (AGENTE 4.0), composto por grafeno como agente potencializador da descontaminação e criptomelano como agente específico de tratabilidade.
A Gerente de Operações, Paula Correia, ressalta a importância da Finep para o desenvolvimento desse projeto: “Foi de suma importância a parceria com a Finep devido ao risco tecnológico envolvido para a adequação de infraestrutura, alteração de parâmetros de processos e manuseio de nanotecnologia na cadeia de saneamento”. Por intermédio de parcerias com ICTs, e com as startups Nanoplus, Nali e Marina Tecnologia, o objetivo é levar o processo à escala operacional, em curto prazo.
Conheça mais sobre a Attend Ambiental na Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), uma das maiores feiras de tecnologia de saneamento ambiental de toda a América Latina. Nos dias 22 a 24 de maio, vai reunir no Expominas, em Belo Horizonte, as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A FITABES vai ocorrer simultaneamente ao 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Congresso da ABES).