
Foto: Diego Gurgel/Secom do Acre
Iniciativa, inédita no estado, visa apoiar o empreendedorismo inovador oferecendo subvenção econômica, apoio técnico e outros incentivos para transformar ideias em negócios de sucesso
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou o lançamento do programa Centelha 3 no Acre. O estado é contemplado pelo programa pela primeira vez, que destinou R$ 1, 6 milhão de reais para a iniciativa, sendo que R$ 320 mil do total se refere à contrapartida do estado através da FAPAC (Fundo de Apoio à Pesquisa do Acre). Além da subvenção econômica, cada projeto conta com uma bolsa de apoio técnico do CNPq para apoiar e ampliar os recursos humanos da equipe empreendedora.
O programa oferece recursos financeiros por meio de recursos não reembolsáveis (subvenção econômica), bolsas de apoio técnico, capacitações, suporte técnico e acesso a uma rede de parceiros para transformar ideias em negócios de sucesso. As submissões podem ser enviadas a partir do dia 04 de março até o dia 16 de abril. A meta da Finep e das instituições parceiras é contratar projetos com 20 empresas do estado.
O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI, com execução descentralizada das instituições parceiras em cada estado participante. No caso do Acre, a execução fica a cargo da FAPAC.






