
Acaba de ser lançada a chamada “BRICS STI Framework Programme Coordinated call for BRICS multilateral projects – 1st Innovation Call”, uma iniciativa pioneira em Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito dos BRICS. Ela visa fomentar e financiar projetos apresentados por consórcios de organizações de pelo menos dois países do Bloco. A chamada está aberta para submissão do consórcio internacional até 3 de dezembro de 2025.
A Finep apoiará, exclusivamente, empresas brasileiras participantes nestes consórcios (recursos de Subvenção Econômica). É importante ressaltar que somente as propostas que tiverem sido submetidas na plataforma internacional estarão aptas a - posteriormente - pleitear junto à Finep o apoio à parte nacional do projeto.
Para submissão de projetos pelas empresas, estas devem acessar a página web (em inglês) http://brics-sti.org/index.php?p=new/40. Na mesma página estão disponíveis as condições da chamada (http://brics-sti.org/files/BRICS_STI_Framework_Programme_Innovation_Call_2025ext.pdf), o formulário para apresentação dos projetos (http://brics-sti.org/files/JAF_BRICS_Inno_Call_2025.docx), bem como o link para o ambiente de submissão de propostas (http://ams.rfbr.ru/BRICS/), além de outras informações relevantes.
Em breve, serão disponibilizados às empresas, no site da Finep, a Chamada Pública e o Formulário para Apresentação de Propostas (FAP) para a submissão da parte nacional do projeto que será financiada.
As seguintes organizações membros do Programa participam da chamada como organizações nacionais de financiamento:
Brasil:
Agência Brasileira de Inovação (Finep);
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
China:
Ministério da Ciência e Tecnologia (MOST).
Egito:
Autoridade de Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação (STDF).
Índia:
Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR);
Departamento de Biotecnologia (DBT);
Departamento de Ciência e Tecnologia (DST).
Irã:
Fundo Nacional de Inovação do Irã (INIF).
Rússia:
Fundação para o Apoio a Pequenas Empresas Inovadoras (FASIE).
África do Sul:
Agência de Inovação Tecnológica (TIA);
Comissão de Pesquisa Hídrica (WRC).






