Elias Ramos, diretor de Inovação da Finep, à esquerda, ao lado de Sergio Pancini, presidente da Mahle
O diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos, e o presidente da Mahle, Sergio Pancini de Sá, assinaram na terça-feira, 29/10, contrato, no valor de R$ 110 milhões de recursos FNDCT reembolsáveis, para o apoio do Plano Estratégico de Inovação da empresa, que irá impulsionar o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a mobilidade sustentável. O Plano inclui novos sistemas de propulsão para descarbonização, materiais sustentáveis, ampliação da infraestrutura de inovação, localização de novas tecnologias e a digitalização de produtos e serviços.
Fundada em 1920, a Mahle é uma parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora da indústria automotiva, com clientes nos setores de automóveis de passageiros e veículos comerciais.
O grupo de tecnologia está empenhado na mobilidade neutra em termos climáticos do amanhã, com enfoque nas áreas estratégicas da eletrificação e gerenciamento térmico, e em novas tecnologias para reduzir as emissões de CO2 do motor a combustão. Como exemplos, células de combustível ou motores de combustão altamente eficientes, com combustíveis alternativos e hidrogênio. Atualmente, um em cada dois veículos globalmente está equipado com componentes da Mahle.
Com validade de três anos, o Plano Estratégico de Inovação da Mahle foi aprovado no âmbito do programa Finep Mais Inovação e tem foco em ações estratégicas, estruturantes e de alto impacto para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, promovendo avanços significativos no setor.
O mote principal do projeto é financiar toda a cadeia de inovação da Mahle, impulsionando as recentes atribuições do Centro de Tecnologia de Jundiaí. A unidade inclui agora o desenvolvimento de produtos de filtração e periféricos para todo o continente americano e de compressores de ar-condicionado. E ainda fomentar o Centro de Biomobilidade da empresa.
Segundo Elias Ramos, “o projeto da Mahle é muito importante para o país porque estão sendo propostos desenvolvimentos para reduzir o consumo de combustíveis e a emissão de carbono no setor automotivo brasileiro, beneficiando toda a sociedade. O projeto também reforça maior eficiência em combustíveis sustentáveis que são muito importantes para a sociedade brasileira, como o etanol e o biodiesel, em alinhamento a políticas públicas importantes, como o Mover e o Combustíveis do Futuro”, afirmou.
Para Sergio Pancini, “a parceria de longa data da FINEP com a Mahle, é muito importante para acelerarmos nosso plano estratégico de inovação, visando atender às demandas existentes por mobilidade mais sustentável em nossa região”.
O Programa Finep Mais Inovação é alinhado aos eixos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial e à política da Nova Indústria Brasil.