Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep divulga documento final com os 15 critérios orientadores para o fomento de iniciativas de C,T&I na Amazônia
fechar
Compartilhar

image

Acaba de ser divulgado, no portal da Finep, o texto final do Pacto participativo para uma Política de Ciência, Tecnologia e Inovação voltada para o desenvolvimento da Amazônia. O documento é uma declaração aprovada entre os participantes do Workshop "Iniciativas de Pesquisa e Inovação para a Amazônia”, que contou com a presença de 70 representantes de 43 instituições de C,T&I da região, do governo, e do setor empresarial. 

Realizado nos dias 4 e 5 de setembro, em Manaus, o encontro foi promovido pela Finep em parceria com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), e a Secretaria de Economia Verde do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A assessoria e relatoria do evento coube à Ima Célia Vieira, assessoria da presidência da Finep e Verena Ritner, secretária-executiva do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial).

Ao final do evento, a proposta do documento, que traz 15 critérios orientadores para o fomento de iniciativas de C,T&I na Amazônia, a serem considerados pelas agências de fomento e pelo sistema financeiro, foi entregue ao ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.  Durante o Workshop foram apresentadas sete iniciativas em desenvolvimento na região: o Centro de Bionegócios da Amazônia; Projetos Tecnológicos de Alto Impacto; Instituto de Tecnologia da Amazônia (AMIT); Centro Integrado da Sociobiodiversidade da Amazônia (CISAM); Arranjos Territorializados de Conhecimento para a Sociobioeconomia,; Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica; e Rede Amazônica de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade.