Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Apoio Finep: chega ao mercado a 1ª vacina do mundo de dose única contra a doença de Glässer (que afeta suínos)
fechar
Compartilhar

 ourofinoglasser

A Ourofino Saúde Animal, maior empresa brasileira de saúde animal, acaba de anunciar o lançamento da primeira vacina do mundo de dose única contra a doença de Glässer, uma enfermidade mundial que figura como uma das principais causas de mortalidade, redução de desempenho e uso de antibióticos para tratamento nas granjas de suínos.

Cliente da Finep desde 2003, o Grupo Ourofino se caracteriza como um dos mais inovadores do setor, já tendo executado nove projetos financiados pela Finep. O lançamento da vacina, pioneira no mundo, é fruto de 11 anos de pesquisas continuamente apoiadas pela Finep, realizadas na planta de biotecnologia da Ourofino Saúde Animal, situada em Cravinhos/SP, uma das mais modernas do mundo e construída com financiamento da agência.

Atualmente, a Ourofino Saúde Animal executa o PEI “Biênio 2023/2024”, assinado em 28/11/2023 e com o valor total de R$ 250 milhões, destinados ao financiamento de todo o investimento requerido pelo fluxo contínuo de inovação da empresa para ampliação de seu portfólio nos segmentos de biológicos e fármacos. Durante os dois anos de execução do projeto, estão previstos avanços no desenvolvimento de 45 produtos que se encontram no pipeline da empresa.

Mais sobre a doença de Glässer

Motivada pela bactéria Glaesserella parasuis, a doença de Glässer é uma das principais causas de mortalidade, redução de desempenho e uso de antibioticoterapia para tratamento nas granjas de suínos. A enfermidade acomete principalmente leitões entre duas semanas e quatro meses de idade, porém, é mais frequente entre cinco e oito semanas, período em que os leitões estão na fase de creche.

A bactéria causadora pode ser classificada em 15 sorovares diferentes, porém, cepas não tipificáveis (NT) são frequentemente encontradas. No Brasil, são encontradas cepas de alta patogenicidade e diferentes sorovares podem estar presentes em uma mesma granja, gerando infecções mistas complexas, que podem ser diferentes de animal para animal.

A recomendação de uso é de dose única de 2 ml, com aplicação intramuscular aos 21 dias de vida dos leitões. “A produção da vacina é realizada na planta de biotecnologia da Ourofino Saúde Animal, uma das mais modernas do mundo. Além de toda a qualidade, a novidade está pautada em bem-estar animal. Sabemos que animais mais saudáveis desempenham melhor e com Safesui Glasser ONE oferecemos prevenção, facilidade de manejo e a praticidade da dose única. É uma solução exclusiva em todo o mundo à disposição do produtor brasileiro, uma contribuição extremamente significativa da Ourofino para a produção de carne suína com ainda mais qualidade”, afirma Marcelo Faria, diretor da unidade de negócios de Aves e Suínos da Ourofino.