Com concerto de abertura da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta e regência de Miguel Campos Neto, a SBPC deu início no domingo, 7/7, à sua 76a Reunião Anual.
O presidente da Finep, Celso Pansera, participou da mesa de abertura ao lado da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do presidente da SBPC, Renato Janine e do reitor da UFPA, Emanuel Tourinho, além de outras autoridades.
Para Pansera, a Reunião Anual da SBPC reúne o que há de mais potente para a Ciência Brasileira, a Tecnologia e Inovação. “Essa reunião tornou-se um ponto de reflexão e de referência de luta, de democracia e de defesa da nossa soberania”, afirmou.
A Ministra Luciana Santos ressaltou a importância das reuniões anuais da SBPC comoespaços privilegiados de troca, de congraçamento, de difundir, discutir e pensar Ciência. “São o ambiente da valorização do conhecimento, da pesquisa, da tecnologia e da inovação, de reunir o Brasil que acredita na ciência e que produz excelência”, concluiu.
Na solenidade, foi feita homenagem póstuma ao físico, educador e ex-presidente da SBPC, Enio Candotti, falecido em dezembro de 2023. A leitura de sua trajetória foi feita pelo físico Ildeu Moreira.
A ministra Luciana Santos abre na segunda-feira, 8/7, a ExpoT&C, mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece no âmbito da 76a Reunião Anual. A Finep participa da feira com o estande Ver-o-novo. Inspirado no Ver-o-peso, entreposto local, do século XVIII, e em homenagem à cidade de Belém, a Finep traz Ciência e Tecnologia nas barracas e convida você a aferir o peso que tem o Novo para o progresso do país. É o mercado Finep da Inovação.