Ronaldo Cohin vence disputa de pitch — Foto: Sam Barnes/Web Summit Rio/Divulgação
A Jade Autism (link para matéria do g1) apoiada no Programa Centelha I com R$ 60.000,00 em subvenção econômica, além de ter recebido o conjunto de capacitações que é ponto central do Programa, foi a vencedora da competição de pitches da edição de 2023 do Web Summit Rio, competindo com outras 973 startups.
“Inovação, por meio da tecnologia, pode mudar a vida das pessoas, especialmente aquelas que mais precisam”. Esse é o lema da Jade Autism, que desenvolve soluções terapêuticas em formato de games para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas. A solução é disponibilizada por meio de um aplicativo para telefone celular.
Enquanto o jogador interage com o game, o sistema coleta dados do seu comportamento e estimula a realização de associações com figuras do dia a dia, como animais, números, letras, objetos e cores. As informações coletadas viram relatórios em formato de dashboard e são disponibilizadas para os terapeutas dessas crianças e adolescentes, possibilitando um tratamento mais eficaz.
Antes de receber o prêmio no Web Summit Rio, a empresa já havia vencido, em 2020, o Supernova Challenge (realizado em Dubai), a 'copa do mundo' das startups, na categoria Melhor Impacto Social e Ambiental.
O aplicativo já é usado por 160 mil crianças em todo o mundo, e a empresa segue em expansão: nesse mês já devem passar a atender escolas públicas dentro da Inglaterra.