Foto: ISPN Instituto Sociedade, População e Natureza
A Finep e o MCTI lançam no dia 4 de fevereiro de 2022, na sede da Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus, o edital Bioeconomia e Transformação Digital na Amazônia, que tem por objetivo promover o crescimento econômico e social sustentável da população que vive na Amazônia brasileira.
A chamada pública inédita irá destinar R$ 30 milhões de recursos de Subvenção Econômica para projetos de Inovação nos temas tÃtulo – Bioeconomia e Transformação Digital - a serem desenvolvidos por empresas sediadas na região norte do PaÃs, que compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
São elegÃveis empresas de todos os portes. E embora as Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs somente possam integrar projetos como prestadoras de serviços para as proponentes ou coexecutoras, sua participação é um dado favorável na avaliação das propostas.
O Programa Finep/MCTI Amazônia, como o edital está sendo chamado, será executado em duas rodadas, como estratégia para ampliar a oportunidade de as empresas estruturarem seus projetos. A primeira, se inicia hoje, 2/02/2022, com valor de R$ 15 milhões e terá prazo para recebimento de propostas até 18/3/2022. A segunda rodada, de igual soma de recursos, recebe inscrições de 8 a 29/7/2022.
Sob o tema Bioeconomia, o edital busca projetos com base na utilização inovadora e sustentável de recursos naturais para a criação de produtos, processos e serviços em áreas como saúde humana e animal, agricultura, pecuária, processos industriais, cosméticos, quÃmica, energia e biotecnologia, entre outros. Sua aplicação pode abranger desde o melhoramento da produção agrÃcola até o desenvolvimento de fármacos e fitoterápicos, biomateriais, perfumaria, etc.
Em Transformação Digital , a seleção terá como foco projetos de inovação que utilizem ao menos uma das Tecnologias Habilitadoras — conjunto das principais tecnologias envolvidas no processo de digitalização das empresas. Exemplos disso são Big Data e Analytics, robôs autônomos, Internet das Coisas, realidade aumentada, computação em nuvem, etc. Os produtos da Transformação Digital podem ser aplicados em áreas como Educação, apresentando novas soluções para práticas de ensino, por exemplo. Em Saúde, no aprimoramento e migração dos serviços de cuidados em massa para aqueles personalizados, otimizando custos e no Saneamento Básico, no aumento da eficiência e qualidade dos serviços e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, entre outros exemplos.
O Edital já disponÃvel na página da Finep, traz todas as informações.