Seis jovens talentos vão representar o Brasil na mais importante competição internacional de matemática do Ensino Médio (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)
Um ano após a Rio-2016, a capital fluminense vai receber mais uma Olimpíada. Desta vez, a seleção que vai representar o País tem um talento especial: a habilidade com os números. Os seis jovens estudantes brasileiros que vão participar da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês) foram anunciados nesta terça-feira, 13/06, durante a apresentação oficial do Biênio da Matemática 2017-2018, no BNDES, no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, representando o titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.
“Os eventos do Biênio, como a IMO, mostram à sociedade brasileira a importância não só da matemática, mas também das ciências de maneira geral”, disse Wanderley de Souza, após desejar boa sorte aos prodígios que vão representar o Brasil na mais importante competição internacional de matemática do Ensino Médio.
Em sua 58ª edição, a IMO será realizada pela primeira vez no Brasil, entre 17 a 23 de julho. De um grupo de 30 alunos do Ensino Médio que vem recebendo treinamento intensivo desde 2016, seis foram escolhidos: José César Campos Vargas, 19 anos; Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 17; George Lucas Diniz Alencar, 18; André Yuji Hisatsuga, 17; Bruno Brasil Meinhart, 16; e Davi Cavalcanti Sena, 16. Todos foram medalhistas em competições nacionais e internacionais da disciplina.
Biênio da Matemática Brasil 2017-2018
Apoiado pelo MCTIC e pelo Ministério da Educação, o Biênio da Matemática foi instituído pela Lei 13.358, de novembro de 2016. O objetivo da iniciativa é promover o aprendizado da matéria e difundir a importância de seu ensino no Brasil. “Queremos mudar a imagem da matemática no País e mostrar que a disciplina tem valor para todos, não só para os gênios”, destacou o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Vianna, que coordena as atividades do Biênio ao lado da Sociedade Brasileira de Matemática.
Como parte das ações, já foram realizados a Bienal da Matemática – voltada para professores e estudantes universitários – e o Festival da Matemática, que reuniu, em quatro dias, 18 mil pessoas de todas as idades no Rio. A matemática será ainda tema de eventos como a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em outubro, e o III Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. O ano de 2018 também será intenso, com o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), o Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas e mais uma edição do Festival da Matemática, entre outros destaques.
Além do diretor da Finep e do diretor-geral do IMPA, a cerimônia de lançamento oficial do Biênio também contou com as participações do secretário de Educação Superior substituto, Mauro Luiz Rabelo, representando o Ministro da Educação, Mendonça Filho; do presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Hilário Alencar; do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; do diretor da Área de Planejamento e Pesquisa do BNDES, Vinicius Carrasco; e do deputado federal Alex Canziani, autor da Lei do Biênio da Matemática.