O diretor de inovação da Finep, Márcio Girão, participou nesta quarta-feira, 31/05, da abertura do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), em São Paulo. Em seu discurso, ele falou sobre a importância estratégica dos investimentos em conectividade. "A banda larga talvez seja o investimento decisivo para o futuro do PaÃs. A inovação nesse segmento não pode ser adiada, porque o mundo não espera por nós", alertou Girão.
Segundo o diretor, um dos grandes desafios é levar acesso à internet banda larga para fora dos grandes centros, tarefa que vai depender dos provedores regionais, como os representados pela ABRINT. "Em março, 11% dos 27 milhões de acessos de banda larga do PaÃs aconteceram via provedores regionais. Isso tende a aumentar", disse.
A opinião é a mesma de Erich Rodrigues, presidente da ABRINT, que destacou que os participantes da associação são lÃderes de acesso em 1241 pequenos municÃpios brasileiros. "Levamos a rede para quem precisa e não tem opções. Os novos excluÃdos são os digitais, e o Brasil tem de investir nisso".
Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) no evento, o secretário de Telecomunicações André Borges ressaltou que a polÃtica do governo para o setor tem como prioridades a ampliação do acesso e a consolidação da infraestrutura.
Promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, o encontro nacional ABRINT 2017 é o principal evento do setor na América Latina. No painel de abertura, além de Rodrigues, Girão e Borges, também participaram Juarez Quadros do Nascimento, presidente da Anatel, BasÃlio Perez, presidente do Conselho da ABRINT, Wardner Maia, conselheiro da ABRINT e Demi Getschko, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.