Nos dias 17 e 18 de novembro, acontece a Rodada de Inovação Araucária+, no Sapiens Parque, em Florianópolis. Cerca de 50 representantes de empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento, investidores e produtores de pinhão e erva-mate localizados no Planalto Serrano Catarinense estarão no local para firmar parcerias de inovação e gerar negócios sustentáveis que valorizem e conservem a Floresta com Araucárias. O evento tem patrocínio da Finep.
O objetivo do Araucária+, executado pela CERTI e pela a Fundação Grupo Boticário, com apoio da CODESC, é conservar a Floresta com Araucárias, agregando valor aos produtos extraídos desse ecossistema – como o pinhão, semente da araucária, e a erva-mate, planta nativa. A iniciativa reúne produtores, indústria, varejo e sociedade localizados no Planalto Serrano catarinense, criando uma rede sustentável de produção, venda e consumo. Por meio do Araucária+, produtores locais são conectados a um mercado diferenciado, formado por empresas que adotam estratégias de inovação e sustentabilidade em seus produtos.
De acordo com o coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Guilherme Karam, a Rodada de Inovação aproxima produtores e instituições, estimulando o desenvolvimento de produtos com valor agregado e negócios de impacto positivo na conservação da Floresta com Araucárias.
“A ideia é criar uma Rede Colaborativa para que os participantes possam atingir objetivos que não seriam alcançado caso fossem executados individualmente”, explica o diretor do Centro de Economia Verde da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), Marcos Da-Ré.
Para integrar os agentes envolvidos, serão realizadas palestras, mesas-redondas, feira de produtos oriundos da Floresta com Araucárias (como o pinhão e a erva-mate) e espaços para negociações diretas. Com isso, é esperado o fortalecimento da Rede, formação de parcerias, oportunidades de novos negócios, enriquecimento técnico dos envolvidos e consolidação do Araucária+.