Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Museu de Astronomia inaugura nova biblioteca com apoio da Finep
fechar
Compartilhar

biblioteca mast

No dia 23/11, às 16h, será realizada a cerimônia de inauguração do novo prédio da Biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), projeto que recebeu R$ 3 milhões em recursos não reembolsáveis da Finep para sua construção. O evento contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, da diretora do MAST, Heloísa Bertol Domingues, entre outras autoridades.

“As expectativas são as melhores possíveis”, afirma Eloísa Helena de Almeida, chefe do Serviço de Biblioteca e Informação Científica do MAST. A inauguração do novo prédio faz parte das comemorações pelos 30 anos do Museu. Durante esse período, o acervo cresceu em maiores proporções do que o espaço atual poderia comportar, daí a necessidade de um novo prédio. A Academia Brasileira de Ciências (ABC), por exemplo, doou, por meio de um acordo de cooperação técnica, um valioso acervo na área de história da ciência. “É uma coleção fantástica, mas não estava disponível para consulta por falta de espaço”, diz Eloísa.

O novo prédio da Biblioteca Henrique Morize tem uma área total de 1.200 m² e três pavimentos. Nos dois primeiros ficarão as salas de consulta, dotadas de espaços multimídia, e o acervo bibliográfico, formado por livros, folhetos, teses, obras de referência, entre outras publicações. O terceiro vai abrigar três salas de aula, uma sala de professores e a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT). A biblioteca, que hoje se restringe a uma sala de 105 m², localizada no prédio sede do MAST, é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Além de mais espaço para o acervo, o local ganhará uma área para o desenvolvimento de projetos de inclusão digital. Isso irá permitir a realização de ações que atraiam o público do em torno do Museu, sejam estudantes, moradores ou profissionais que trabalhem no bairro. Um dos objetivos é propiciar uma maior integração entre as exposições e atividades do MAST e a utilização de ferramentas disponíveis na internet.

A biblioteca do MAST é especializada em astronomia, história da ciência, educação e divulgação da ciência, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia. A formação da coleção obedece a sugestões de pesquisadores e técnicos, o que, ao longo dos anos, tornou a instituição uma referência nas áreas em que atua. O acervo é composto de livros, dissertações, teses, monografias, folhetos, obras de referência, periódicos, CDs e DVDs. No total, estão sob guarda cerca de 27 mil títulos.