Logo do aplicativo
Com mais 11 milhões de downloads, o PlayKids é hoje um dos aplicativos mais baixados por quem tem filhos e pelas próprias crianças. Desenvolvido pela Movile, o programa chegou a estrear um comercial na TV americana em meados de junho. Para se ter noção do sucesso da inovação, o app superou concorrentes – na categoria infantil – como Disney e Nickelodeon na loja virtual da Apple. A Finep financiou a empresa com R$ 45 milhões para o desenvolvimento de aplicativos com conteúdo nacional, incluindo o PlayKids, que reúne 4 milhões de usuários mensais. A Movile é responsável ainda pelos também conhecidos apps iFood, Apontador e Chef Time.
O PlayKids é destinado a meninos e meninas na faixa dos 2 aos 5 anos e está disponível, em sete idiomas, em mais de cem países. Com 2.500 vídeos infantis, jogos educativos e livros selecionados, o aplicativo tem como objetivo não só divertir, mas também participar do processo de formação das crianças. Um dos diferenciais do app é que os vídeos que fazem sucesso entre a criançada, como a porquinha Peppa Pig, podem ser baixados nos dispositivos e assistidos offline.
Sobre a Movile
Fundada na década de 1990 por alunos da Unicamp, a empresa se especializou em marketing por SMS – mercado que se enfraqueceu com a ascensão dos smartphones – e chegou a se consolidar como líder em comércio mobile na América Latina. O sucesso do PlayKids, que começou a ser desenvolvido em 2013, foi determinante para que o grupo abandonasse a área e se concentrasse nos apps. Hoje, a empresa mantém mais de 60 acordos com produtores de várias partes do mundo, como os donos de A Turma de Mônica e Galinha Pintadinha, entre outros. O crescimento nos últimos sete anos foi de 80%. Dos 700 funcionários, 60 estão ligados à operação do aplicativo infantil.