Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apoia portal que resgata memória fotográfica brasileira
fechar
Compartilhar

Brasiliana

Marc Ferrez. Viaduto da estrada de ferro Dona Teresa Cristina, c. 1884. SC
 

A fotografia de momentos históricos consiste em registros de eventos e manifestações culturais centrais para a compreensão de determinado período. Como meio que preserva a memória de uma nação, estas imagens precisam estar acessíveis para toda a população. Com esta preocupação em mente, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto Moreira Salles (IMS) desenvolveram o portal Brasiliana Fotográfica, repositório voltado à preservação digital de fotos sobre a história do País. A Finep apoiou esta nobre iniciativa através do custeio de parte das instalações do Laboratório Digital da FBN.

“Queremos criar um espaço na web onde todos os interessados, desde o pesquisador mais refinado até o curioso mais simples, possam ter acesso a fotografias históricas de qualquer assunto relacionado à história do Brasil”, explica Joaquim Ferreira de Andrade, curador do portal pela FBN. O curador pelo IMS é Sergio Burgi. A Brasiliana conta com mais de 1000 imagens da FBN e do IMS. As coleções Mestres do Século XIX, Brascan 100 Anos no Brasil, Dom João de Orleans e Bragança e D. Teresa Cristina Maria são alguns dos destaques do acervo.

"No futuro, outras instituições do Brasil e do exterior poderão contribuir com arquivos digitais", explica Joaquim. Segundo ele, diversas entidades já demonstraram interesse em colaborar. Entre os registros mais interessantes está uma descoberta curiosa: uma foto de Machado de Assis na missa campal realizada em homenagem à abolição da escravatura. “A imagem demonstra que Machado de Assis endossava a questão abolicionista”, comenta o curador.

A ideia do portal surgiu em 2000 e começou a ser desenvolvida há mais de um ano. A parceria da Finep com a FBN também é de longa data. Em 2011, a Agência financiou a Hemeroteca Digital, que promoveu a digitalização de periódicos do País. A Finep também apoiou a Rede Virtual da Memoria Brasileira, portal gerenciado pela FBN que dissemina a memória nacional para o grande público por meio de documentos de diversas coleções.